Rio Grande do Sul

DIA DE LUTA

Estudantes realizam ato em Erechim em defesa da educação, da democracia e por eleições livres

Manifestação marcou o Dia Nacional dos Estudantes (11) e contou com leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Representações estudantis realizaram falas de denúncia diante da conjuntura de precarização da educação pública - Foto: MAB

Estudantes do município de Erechim (RS) realizaram, na tarde desta quinta-feira (11), Dia Nacional dos/as Estudantes, o ato intitulado “Aula Pública dos Estudantes em Defesa da Educação e da Democracia”. A atividade, que teve início às 17 horas nas escadarias da prefeitura, contou com a participação de estudantes secundaristas da rede estadual, da Universidade Federal da Fronteira Sul, do Instituto Federal do RS e da Universidade Estadual do RS, representações de entidades estudantis, sindicatos, partidos políticos, entre outros. 

O ato foi promovido por um conjunto de organizações atuantes no território, com protagonismo da juventude que ocupa as instituições de ensino locais. Entre elas a União Estadual dos Estudantes do RS, Nós Pela UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), União da Juventude Socialista, Levante Popular da Juventude, DCE UFFS, União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas e Movimento dos Atingidos por Barragens.

:: Diferentes manifestações levam a luta por democracia e eleições livres às ruas de Porto Alegre ::

Na abertura do ato foi lida a "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático Brasileiro". Na sequência, as representações estudantis realizaram falas de denúncia diante da conjuntura de precarização da educação pública, chamando todos e todas para a luta a fim de mudar o atual cenário. Ao final, em um momento cultural, o microfone ficou a disposição de quem quisesse se manifestar

De acordo com os organizadores, mais do que uma data comemorativa, o Dia Nacional dos/as Estudantes é uma data de luta da categoria estudantil e de rodas e todos que defendem a educação pública, acessível, inclusiva e de qualidade.

“Nesta data, marcada pelo chamado nacional de mobilização estudantil, foi feita a denúncia nas ruas e nas redes diante dos ataques à democracia e a educação que o povo brasileiro e instituições vem sofrendo, com redução drástica dos investimentos em ensino, pesquisa e extensão por parte dos governos federal e estadual, assim como para o custeio das estruturas de ensino. Além disso, constantemente nos deparamos com declarações negacionistas por parte dos governantes, que negam a ciência e a importância de uma educação pública e emancipadora”, destacam.

A organização do evento ressalta também a importância de toda a população erechinense e do Alto Uruguai gaúcho seguir vigilante e em permanente mobilização, "se somando às/aos estudantes de todo o Brasil, nas ruas e nas redes em defesa da democracia, da educação, por #ForaBolsonaro e por eleições livres".


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira