Rio Grande do Sul

ELEIÇÕES 2022

Comunidade da UFRGS lança carta de apoio à eleição de Lula

O manifesto ressalta a defesa da democracia, da educação e da transparência na gestão pública

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Até o momento, Lula lidera corrida presidencial em 15 estados do país - Ricardo Stuckert

Membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançaram, nesta quinta-feira (8), uma carta de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República nas eleições de 2022. O documento foi elaborado em favor do Plano de Governo de Lula intitulado "Programa de reconstrução e transformação do Brasil". 

"Queremos um projeto vigoroso para o Brasil, que enfrente nossos problemas históricos em favor de uma nação livre, verdadeiramente plural, independente e emancipada, com valores da educação e do desenvolvimento social. Oferecemos nosso apoio com esperança e energia", diz um trecho do documento.

De acordo com o ex-reitor da UFRGS, Rui Oppermann, no atual governo as universidades federais têm sofrido ataques de várias ordens. “Cortes orçamentários para a educação, pesquisa e cultura, desrespeito à democracia interna das comunidades ao não nomear reitores eleitos… Mesmo assim, as universidades têm resistido. Amplos setores da comunidade entendem que mais quatro anos de ataques seria muito difícil suportar. Uma moção de apoio a Lula é uma tomada de posição no momento em que não é possível se omitir. As Universidades Federais são um patrimônio do Estado e o Lula sempre entendeu a educação superior como investimento”, afirma. 

:: Bolsonaro ignora consulta na UFRGS e nomeia reitor Carlos Bulhões, terceiro colocado ::

A carta foi divulgada em formato de formulário e está colhendo assinaturas de alunos, docentes, técnico-administrativos, colaboradores, parceiros e por todos aqueles que têm suas trajetórias de vida marcadas pela UFRGS. 

Em agosto, mais de 100 ex-reitores e ex-reitoras de universidades federais do país assinaram um manifesto em apoio à democracia e a favor da eleição de Lula.

Confira pontos da carta: 

- Em defesa da civilização, da democracia, da educação e seus valores;

- Pelo respeito à arte, à ciência, à cultura e ao desenvolvimento amplo pelo conhecimento; 

- Pela ampliação dos investimentos públicos em arte, ciência, cultura, educação e tecnologia; 

- Pela retomada das políticas públicas de promoção social, com a participação das Universidades brasileiras;  

- Para que se retome  e se amplie o combate às iniquidades sociais, em favor de maior inclusão, igualdade e harmonia social; 

- Em defesa do Estado laico e da probidade, da responsabilidade e da transparência na gestão pública; 

- Pela promoção dos valores do trabalho; 

- Por uma vida pública com amor e respeito; 

- Pela não-violência nas cidades, no campo e nas florestas do Brasil.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira