Rio Grande do Sul

Justiça por Gabriel

Mobilização em Guaíba pede justiça pela morte de Gabriel Marques Cavalheiro

Jovem era natural do município; Familiares, amigos e movimentos sociais se reunirão em frente à Prefeitura

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Jovem foi encontrado morto na cidade de São Gabriel, uma semana após ter desaparecido; abordagem da BM foi a última vez em que foi visto vivo - Reprodução

Neste domingo (11), às 15h, será realizada uma caminhada por justiça para Gabriel Marques Cavalheiro, jovem de 18 anos, natural da cidade, que foi encontrado morto na cidade de São Gabriel. Até o momento, policiais militares estão presos e respondem pela responsabilidade da morte do jovem.

A concentração da caminhada está prevista para acontecer em frente à Prefeitura Municipal de Guaíba. Familiares, amigos e movimentos sociais se reunirão e seguirão em marcha até o Comando Regional de Polícia (CRPO).

:: Desaparecimento e morte de Gabriel Marques Cavalheiro: entenda o caso ::

Gabriel desapareceu no dia 12 de agosto, em São Gabriel, após ser abordado por três policiais militares na Avenida 7 de Setembro. Amigos e familiares deram início às buscas e a um processo de mobilização por meio das redes sociais. Após seu desaparecimento, surgiram vídeos de seu último momento visto com vida, sendo levado detido por três policiais.

O corpo de Gabriel foi localizado na sexta-feira (19), uma semana depois do desaparecimento. Ele estava submerso em um açude na localidade. Os policiais que o viram por último foram presos no mesmo dia. Após, a Justiça do RS aceitou denúncia do Ministério Público (MP) e tornou réus os três policiais militares. A decisão é da juíza Juliana Neves Capiotti, da Vara Criminal de São Gabriel e foi proferida na terça-feira (6).

Os agentes respondem por homicídio triplamente qualificado (meio cruel, motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima); ocultação de cadáver e falsidade ideológica.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko