Distrito Federal

Manifestação

Movimentos sociais e políticos realizam atos pela democracia neste sábado

CUT afirma que atos defendem a democracia, o sistema eleitoral e pedem o fim do governo Bolsonaro

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Em Brasília, manifestantes vão se concentrar em frente ao Museu Nacional - Foto: Ricardo Jataum

Movimentos sociais, partidos progressistas e outras organizações da sociedade civil realizam neste sábado (10), em várias capitais do país, atos contra as manifestações bolsonaristas de cunho eleitoral realizadas na última quarta-feira (7), durante as comemorações do bicentenário da Independência da República.

No Distrito Federal (DF) os manifestantes vão se concentrar em frente ao Museu Nacional a partir das 15 horas. “Precisamos mostrar a nossa força e deixar claro que não permitiremos nenhuma tentativa de golpismo”, disse o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

A CUT, uma das organizadoras das manifestações, atribuem aos atos deste sábado um caráter de oposição aos acenos antidemocráticos do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, e de “defesa da democracia, do sistema eleitoral, dos direitos do povo, da liberdade, da justiça, contra a carestia, além de reforçar a urgência do fim do governo Bolsonaro, que tem realizado uma gestão desastrosa e causado prejuízos imensuráveis ao povo brasileiro”.

Rodrigues lembra ainda que, mesmo que o Sete de Setembro tenha passado sem um autogolpe do Governo, é preciso que o povo fortaleça as manifestações em prol da democracia.

“Voltaremos às ruas com mais força do que as mobilizações que temos realizado no último período. É hora de unirmos em defesa do Brasil e caminharmos rumo a um país sem fome, sem ameaças democráticas e em que o povo seja parte do projeto de governo”, afirmou.

De acordo com a CUT, além do ato principal no sábado (10), uma série de atividades descentralizadas em defesa da democracia e contra o governo Bolsonaro devem acontecer nos próximos dias.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino