Rio Grande do Sul

Saúde Mental

Documentário "Vida Mais Leve" será lançado nessa quinta-feira (20) na Sala Norberto Lubisco

Estreia em Porto Alegre o média-metragem com depoimentos de especialistas do Brasil e do mundo sobre a ansiedade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Média-metragem idealizado por Felipe Goettems e dirigido por Jeferson Mundel traz à luz depoimentos de especialistas do Brasil e do mundo sobre a ansiedade - Foto: John Arlington

O documentário ”Vida Mais Leve” será lançado em Porto Alegre, na próxima quinta-feira (20), às 19h30, com entrada franca. A exibição ocorre na Sala Norberto Lubisco da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O média-metragem tem como tema central a ansiedade, suas origens, processos e consequências.

Sintomas como a depressão, a ansiedade e o estresse pós-traumático vêm, há muitos anos, despertando o interesse do consultor de bem-estar organizacional, Felipe Goettems, idealizador do filme. A direção é do produtor audiovisual Jeferson Mundel, proprietário da Imagem Sonora Filmes, produtora gaúcha responsável pela realização da obra. 

"Em um mundo onde um bilhão de pessoas sofre de algum tipo de doença associada à saúde emocional, tratar deste tema é sempre algo importante e relevante", afirma Felipe Goettems, que conduz as entrevistas no filme. "Tem muita gente sentindo na pele o peso de um mundo altamente competitivo, que, por vezes, oprime e desgasta o ser humano. Precisamos cuidar das pessoas e precisamos cuidar de nós mesmos", ressalta. 

Segundo Goettems, o projeto traz diferentes visões que podem auxiliar as pessoas a entenderem a ansiedade, para, então, se entenderem. "Pode ser um estímulo para que as pessoas busquem autoconhecimento, tratamento ou práticas para terem uma vida de maior significado e bem-estar", sugere. 

Para o diretor Jeferson Mundel, a obra propicia o contato com expressivos nomes do pensamento atual, que retratam a psicologia do cotidiano e suas implicações. "Uma delas é a polarização, um fenômeno mundial que passou a fazer parte das sociedades. Este é apenas um exemplo de como questões que nem imaginamos podem ser pertinentes quando se busca uma vida mais leve", avalia o diretor e produtor audiovisual.

Na realização de “Vida Mais Leve” foram entrevistados líderes religiosos, psicólogos, filósofos, cientistas, médicos e demais profissionais, especialistas no tema, a fim de contribuir, com suas vivências e estudos, para ampliar essa discussão, trazendo mais luz sobre o assunto. Também foram ouvidas pessoas que já enfrentaram e venceram a ansiedade.

Mundel ressalta a qualidade da seleção de entrevistados, cuja curadoria foi de Goettems. "É um presente ao espectador. São visões inusitadas e diferentes, mais holística e menos acadêmica e, por que não destacar, poética, produzindo um grande leque de informações que instigam o espectador a rever inúmeras situações pessoais e por que não destacar objetivos e metas de vida", propõe.

"Filme leve, mas com um conteúdo profundo"

Com narração de Felipe Goettems, o média-metragem traz depoimentos do surfista Carlos Burle; do ator e palhaço, Marcio Libar; do psiquiatra, Maurício Marxs; da neurocientista Eliza Kosaza; do poeta Fabricio Carpinejar; do educador emocional, Gabriel Carneiro Costa; do Lama Padma Santen, do Centro de Estudos Budistas Bodisatva; da professora Carla Furtado, do Instituto Feliciência; do psicólogo norte-americano Louis Cozolino, da Pepperdine University (EUA); de Andrea Perez, da Psicologia Positiva, e de Erick Leite, diretor do Gurukulam Instituto. Eles oferecem novas perspectivas para o conhecimento deste transtorno, a partir de suas vivências, estudos e observações.

"Trata-se de um filme leve, mas com um conteúdo profundo sobre um tema muito relevante e atual, que é saúde emocional. O filme não tem a pretensão de trazer fórmulas, mas ideias, reflexões, conhecimento e ciência, tratando o tema como o respeito que lhe é devido", acentua Goettems.

As filmagens de “Vida Mais Leve” iniciaram em março deste ano, na cidade de Los Angeles, EUA, onde reside um dos maiores estudiosos do tema, o renomado psicólogo norte-americano, Louis Cozolino, professor da Pepperdine University. Formado em Filosofia pela State University of New York em Stony Brook, Teologia pela Harvard University e Ph.D. em Psicologia Clínica pela UCLA, Cozolino evidencia que “apesar de nossos cérebros serem órgãos sociais, a ciência ocidental estuda cada indivíduo como um organismo único e isolado".

"Com isso, buscamos respostas técnicas e abstratas para os problemas humanos em vez de olhar para as interações humanas cotidianas, prática comum a outras culturas, como vários entrevistados cujas práticas se baseiam na cultura oriental vão mostrar nas entrevistas", complementa. Além dos EUA, foram feitas locações no Rio de Janeiro, São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Jeferson Mundel enfatiza, ainda, a parceria com o diretor de fotografia, John Arlington. "Tem sido um grande sucesso em muitas produções da Imagem Sonora Filmes, trazendo para a tela uma estética atual e bela", comemora.

Bem-estar

Há vários anos, o consultor de bem-estar organizacional, Felipe Goettems vem se dedicando ao estudo da felicidade e do bem-estar emocional, por meio de formações nas áreas da psicologia, neurociência, entre outros. Após um processo pessoal que vivenciou, no qual pode sentir na pele o peso do somatório das aflições da vida moderna, se viu obrigado a mudar sua maneira de viver.

Deste processo, surgiu o interesse para ampliar este assunto e buscar maneiras de compartilhar este conhecimento. Para tanto, vem promovendo palestras e orientando profissionais e empresas quando o assunto é saúde emocional. O documentário ”Vida Mais Leve” é resultado desta trajetória. 

 “Vida Mais Leve” é viabilizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio das empresas Fibraform e Construja. 

Sobre Felipe Goettems

Head do Bem-estar Instituto, Felipe Goettems possui graduação em Comunicação Social pela PUC-RS e MBA em Administração com ênfase em Marketing pela UFRGS. Recentemente, concluiu a especialização em Psicologia Positiva pela PUC-RS. Atualmente, cursa a pós-graduação em Neurociência do Comportamento pela PUC-RS. Felipe também possui certificações em Chief Happiness Officer, Happiness Skills, Sistema FIB (Felicidade Interna Bruta), Neurociência da Felicidade e segurança psicológica nas organizações pelo Instituto Feliciência.  

Além disso, é facilitador do Jogo do Herói e atua como treinador em programas de formação em coaching em instituições certificadas pelo ICF (International Coaching Federation). Como coach, atua desde 2015 e possui formações em coaching executivo organizacional com base ontológica pelo ICF (International Coaching Federation), formação em life coaching pela Life Purpose Institute de San Diego-CA.

Sobre Jeferson Mundel

Graduado em Administração pela Unisinos (2007), estudou cinema com Gilson Vargas (2003) e se formou no Instituto de Áudio e Vídeo (IAV) de São Paulo (2000). Foi sócio fundador e professor do Instituto Gaúcho de Áudio Profissional de 2003 até 2007. Em 2007 lançou a Imagem Sonora Filmes, produtora de filmes, em que atua como diretor. Já dirigiu inúmeros shows gravados ao vivo, tais como: Super Banda Choppão 2012, 2016 e 2019, DVD “Cantando a Física com Vitor Ramil” – Vídeo HD, 2009, Videoclipe Carlos Magrão – Vídeo HD, 2008 e DVD “Making Of  Rock de Galpão” – Vídeo, 2008.

No cinema destaca-se a realização de alguns filmes: “Pedaço por Pedaço”, curta-metragem (2021); IK – Pomerano em Primeira Pessoa, documentário em longa-metragem (2017), ainda em produção; “O convidador”, longa Metragem (2017); “O Lado Bom da Vida”, curta-metragem (2015); “Bacon ou Rúcula”, curta-metragem (2014), selecionado para a Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado;  “Meritocracia” (Antonio Meneghetti Faculdade), 2011, média-metragem exibido em sessão da ONU, na França. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira