Rio de Janeiro

lançamento

Entrevistas do podcast Rádio Cidadania ganham versão em livro pela Editora da UFRJ

Publicação reúne versão impressa de entrevistas com ativistas e movimentos sociais realizadas durante a pandemia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Livro "Relatos de combate: movimentos sociais na pandemia" será lançado pela Universidade da Cidadania (UC) em novembro - Reprodução

O podcast Rádio Cidadania, produzido pela Universidade da Cidadania (UC), órgão suplementar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lança em novembro a versão editada das entrevistas no livro "Relatos de combate: movimentos sociais na pandemia". A publicação reúne depoimentos de 30 ativistas e lideranças de movimentos sociais que participaram do podcast em 2020.

Leia mais: 

Em meio à crise sanitária, política e econômica no país, a primeira temporada do projeto apresentou ao público a atuação de movimentos sociais com perfis variados. Desde os mais tradicionais e históricos como o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP), até coletivos com atuação regional em favelas e periferias. 

Dulce Pandolfi, organizadora do livro e assessora da UC/UFRJ, afirma que o podcast é um testemunho valioso das lutas e desafios dos nossos tempos. A historiadora acredita que o projeto deu tão certo dentro e fora do ambiente acadêmico porque promove um intercâmbio de conhecimento entre a Universidade e os movimentos sociais.

"O livro ficou excelente porque traz à tona a variedade e a riqueza dos movimentos sociais. No podcast, as pessoas deram o melhor de si, tem a trajetória pessoal, mas sobretudo do movimento do qual ela é ligada", ressalta Dulce que é entrevistadora do podcast em parceria com um professor ou professora convidado por episódio.

Temas como direitos humanos, sindicalismo, religião, uberização, moradia, questão indígena, reforma agrária, movimento estudantil, feminismos e racismo estrutural estão presentes na primeira temporada do podcast. Entre os convidados estão João Pedro Stédile, do MST, Nilza Valéria, da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, Paulo Galo, do movimento de Entregadores Antifascistas, e Sueli Carneiro, filósofa e fundadora do Geledés.

Debate e formação

O compilado das entrevistas em texto, além de um registro histórico do período pandêmico, é um material que pode ser utilizado por professores em sala de aula. É o que recomenda Dulce Pandolfi para aprofundar o debate sobre temáticas importantes para a sociedade de uma forma acessível.

"O livro é muito interessante também como material didático, não só para os movimentos sociais. Acho que pode ser muito bem usado em sala de aula. São abordados os temas mais variados de forma muito competente e não massante", sugere.

"Você quer dar uma aula sobre a questão, por exemplo, da saúde pública no Brasil, tem uma entrevista excelente com a Lúcia Souto [pesquisadora da Fiocruz e presidenta do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde], sobre agroecologia tem a Maria Emília Pacheco, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). E por aí vai. A questão racial, o feminismo negro, os evangélicos", completa Dulce.

Onde encontrar?

O livro "Relatos de combate: movimentos sociais na pandemia" é um lançamento da Editora da UFRJ e vai estar disponível em versão e-book gratuitamente. Em novembro, o lançamento será marcado por uma roda de conversa sobre o papel dos movimentos sociais no Brasil pós-eleição. O evento vai contar com a participação dos entrevistados e entrevistadores.

Além do podcast Rádio Cidadania, que já conta mais com mais de cem episódios, a UC/UFRJ também promove atividades formativas de extensão e pesquisa, como cursos e aulas públicas. Acompanhe no site.

Edição: Mariana Pitasse