Rio Grande do Sul

LITERATURA

68ª Feira do Livro homenageia os 250 anos de Porto Alegre

A edição será realizada de 28 de outubro a 15 de novembro e contará com programação especial dedicada à Capital

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A 68ª edição da Feira do Livro contará com um espaço voltado para o lançamento de obras que recontam a história de Porto Alegre - Foto: Feira do Livro de Porto Alegre

Após uma edição online e outra em formato híbrido devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, a Feira do Livro de Porto Alegre volta à Praça da Alfândega, no Centro Histórico, de forma totalmente presencial para celebrar a literatura. A 68ª edição será realizada entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro e tem como tema "Uma Boa Festa tem História", em alusão ao aniversário de 250 anos da Capital.

A 68ª edição da Feira do Livro contará com um espaço voltado para o lançamento de obras que recontam a história de Porto Alegre. Recital-show com poemas e canções, exposições fotográficas e seminários vão compor a programação especial. Ao longo da edição, serão mais de 70 expositores e mais de 150 escritores, entre autores locais, nacionais e estrangeiros.

A solenidade de abertura será na próxima sexta-feira (28), às 18h, no Teatro Carlos Urbim, na Avenida Sepúlveda, com a participação do imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Carlos Nejar, patrono escolhido para essa edição. O escritor porto-alegrense sucede o filho, Fabrício Carpinejar, que foi homenageado em 2021. 

Entre as novidades da edição estão os recursos de acessibilidade pensados para promover uma maior inclusão do público, como audiodescrição dos ambientes, mapas táteis e banquetas para facilitar o acesso de pessoas com nanismo às bancas. 

Família de patronos

Autor de quase uma centena de obras, Carlos Nejar é o patrono da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. Nascido na Capital em 1939, o escritor ficou conhecido como "o poeta do pampa brasileiro" por expressar o amor que sente pela cultura gaúcha em suas obras. Entre os títulos dedicados ao Rio Grande do Sul estão A República do Pampa; O Campeador e o Vento; Canga (Jesualdo Monte); A Espuma do Fogo e República da Infância.


Carlos Nejar, 83 anos, é conhecido como "o poeta do pampa brasileiro" / Foto: Feira do Livro de Porto Alegre

Único membro gaúcho da Academia Brasileira de Letras (ABL), Nejar é autor de poesias, ensaios, contos, críticas literárias e literatura infanto-juvenil. Em 1993, a publicação norte-americana Quarterly Review of Literature destacou Nejar como um dos grandes escritores da atualidade, ele era o único brasileiro. Em 2002, foi citado entre os 10 poetas mais importantes do Brasil pela revista Literature World Today. Em 2017, chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel de Literatura. 

Nejar foi casado com a poeta Maria Carpi, patrona da 64ª edição da Feira. O filho deles, o escritor e jornalista Fabrício Carpinejar, ocupou a patronagem da 67ª Feira do Livro no ano passado. Carpinejar assina suas obras unindo os sobrenomes dos pais desde a publicação de seu primeiro livro, As Solas do Sol (1998). 

Convidados da 68ª edição 

Nesta edição, mais de 150 escritores participarão de palestras, sessões de autógrafo e rodas de conversa. Serão 60 do RS, entre eles as autoras Cíntia Moscovich, Clara Corleone, Júlia Dantas, Letícia Wierzchowski, mariam pessah, Priscila Ferraz Pasko, Taiane Santi Martins e os autores Daniel Galera, José Falero, Paulo Flávio Ledur, Ronald Augusto, Samir Machado de Machado e Vitor Ramil. 


A Feira do Livro de Porto Alegre é considerada a maior e a mais antiga do gênero em espaço aberto na América Latina / Foto: Feira do Livro de Porto Alegre

Alguns dos nomes confirmados que virão de outros estados são os/as escritores/as Amara Moira, Cida Bento, Clarice Fortunato, Eduardo Spohr, Eliana Alves Cruz, Marcela Dantés, Mariana Salomão Carrara, Noemi Jaffe, Paulo Rezzutti e Renato Noguera. A programação também contará com a presença da literatura indígena, representada por Auritha Tabajara, Daniel Munduruku, Lúcia Tucuju e Olívio Jekupé. 

São destaque internacional da 68ª edição da Feira do Livro o norueguês Geir Gulliksen (autor de História de um casamento); a argentina Florencia Bonelli (autora de O Feitiço da Água); a francesa Léonor de Recondo (autora de Ponto Cardeal) e a portuguesa Patrícia Portela (autora de O Banquete). 

O rapper, ator e cineasta MV Bill também é atração confirmada. Nascido e criado na comunidade carioca Cidade de Deus, o artista participará do debate "Literatura, vida e realidade" no dia 1º de novembro, às 18h, no Teatro Carlos Urbim. Confira toda a programação no site da Feira do Livro.

Espaços culturais

A programação estará espalhada nos seguintes espaços culturais: 

- Auditório Barbosa Lessa (Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223);

- Sala O Retrato (Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223);

- Teatro Carlos Urbim (Rua Cassiano Nascimento, entre o Farol Santander e o Memorial do RS);

- Circo dos Mafagafos (Praça da Alfândega em frente ao Memorial do RS);

- Espaço Jovem Petrobras (Praça da Alfândega diante do MARGS);

- Sala Moacyr Scliar (Espaço Cultural dos Correios – Rua Sete de Setembro, 1020 – térreo, com entrada pela Travessa Sepúlveda);

- Auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212);

- Sala do Acervo de Referência em Literatura Infantil e Juvenil e Bebeteca da CRL (Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223);

- Praça de Autógrafos Individuais (no meio da Praça da Alfândega); 

- Praça de Autógrafos Coletivos: (área entre o Memorial do RS e o MARGS).

História

Considerada a maior e a mais antiga do gênero em espaço aberto na América Latina, a Feira do Livro de Porto Alegre surgiu em 1955 e, desde então, é realizada na tradicional Praça da Alfândega, um dos pontos mais bonitos da Capital. Em 2006, a Feira recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, da Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil e, em 2010, foi o primeiro bem registrado pela Prefeitura de Porto Alegre como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko