Rio de Janeiro

Participação

Plano Diretor do Rio: moradores tem até sexta (4) para sugerir alterações

Revisado a cada 10 anos, o Plano Diretor terá uma nova fase de discussão na Câmara dos Vereadores

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Neste ano, foram feitas 27 audiências públicas sobre a revisão do Plano Diretor - Mauro Pimentel/ AFP

Revisado a cada 10 anos, o Plano Diretor do município do Rio de Janeiro terá uma nova fase de discussão, desta vez na Câmara dos Vereadores. Nesta fase, o carioca que ainda tiver sugestões de alteração na lei, pode enviar ideias até a próxima sexta-feira (4). 

As contribuições podem ser enviadas no site da Câmara do Rio, onde há uma enquete que permite qualquer pessoa contribuir com a revisão da lei.

Leia também: Rio de Janeiro fecha Instituto Juliano Moreira, último manicômio ativo do município

Neste ano, foram feitas 27 audiências públicas sobre a revisão do Plano Diretor. Ao longo dos meses, diversos setores da sociedade civil, como associações de moradores e movimento sociais, participaram nas reuniões. Das audiências, 17 foram feitas nos bairros da cidade, como Bangu, Santa Cruz, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Tijuca e Flamengo.

A expectativa dos vereadores é que cerca de mil emendas ao projeto original enviado pela prefeitura sejam apresentadas, segundo apuração do jornal Extra. Após o encerramento da fase de recebimento de sugestões, a Câmara deve discutir ao longo de novembro as propostas de mundaças e o texto final pode ser votado ainda em dezembro. 

Uma das mudanças previstas é a simplificação da legislação urbanística em vigor, com a revogação de 50 leis complementares, leis e decretos anteriores à Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro.

Edição: Mariana Pitasse