Rio Grande do Sul

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Três cidades gaúchas têm novos prefeitos eleitos

Neste domingo de eleição em 2º turno, Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre Rios do Sul elegeram novos prefeitos e vices

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em Cachoreirinha, prefeito interino Cristian Wasem (MDB) vence as eleições municipais - Foto: Divulgação

Os municípios gaúchos de Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre Rios do Sul elegeram novos prefeitos e vices em eleição suplementar nesta domingo (30). Os pleitos municipais ocorreram devido à cassação dos respectivos prefeitos eleitos em 2020.

Prefeito interino vence em Cachoeirinha

Em Cachoeirinha, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre com 104.314 eleitores, venceu Cristian Wasem (MDB) com 51,4% dos votos válidos. Ele superou David Almansa (PT), que ficou em segundo com 25,62% dos votos, e Dr Rubinho (União), ficou com 22,98%. Seu vice é o Delegado João Paulo (PP).

Cristian Wasem é o atual prefeito interino de Cachoeirinha. Assumiu o cargo em seu segundo mandato como vereador, pois era presidente da Câmara no momento em que o TRE-RS condenou a chapa do ex-prefeito Miki Breier (PSB) e seu vice Maurício Medeiros (MDB) por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2020.

PP leva em Cerro Grande

Em Cerro Grande, no norte gaúcho, Alvaro Decarli e seu vice, Givanildo José Cenci, ambos do PP, foram os escolhidos por 57,53% dos votos válidos dos eleitores. Seu oponente, Gilmar Benedette (PDT), recebeu 42,47% dos votos válidos.

A chapa vencedora substitui Valmor José Capellet (PP) e Gláucia Regina Brocco (PTB), também foram cassados pelo TRE-RS.

Entre Rios do Sul tem prefeito por consenso

O município de Entre Rios, no norte do estado, não teve disputa devido a um consenso local que definiu chapa única. Assume a prefeitura Irson Milani (PT), tendo como vice Adenilto Conti (PSDB).

O ex-prefeito de Entre Rios Jairo Paulo Leyter e o vice Auri Luiz Vassoler, ambos do MDB, foram cassados pelo TRE-RS em maio deste ano.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

 

Edição: Marcelo Ferreira