Rio Grande do Sul

AUDIOVISUAL

Terceiro Festival Cinema Negro em Ação está com as inscrições abertas

Mostra competitiva recebe trabalhos produzidos por pessoas negras ou que tenham protagonismo negro na autoria do projeto

mostra competitiva |
Festival, em formato híbrido, ocorre na Semana da Consciência Negra, entre 20 e 27 de novembro - Reprodução

A terceira edição do Festival Cinema Negro em Ação será realizada na Semana da Consciência Negra, entre os dias 20 e 27 de novembro, no Rio Grande do Sul, em formato híbrido. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o evento está em fase de inscrições para a mostra competitiva até este sábado (5).

A inscrição deve ser realizada por meio do perfil @cinenegroemacao no Instagram. A mostra competitiva contempla videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens, no formato digital, de temática livre e que tenham sido produzidos por pessoas negras, ou que contem com protagonismo negro em processo de criação ou autoria do projeto (ex: diretor de arte, diretor fotografia, montagem, entre outras).

A seleção será realizada por uma comissão especializada, designada pela equipe organizadora do evento e a mostra com os selecionados inclui exibições dos filmes concorrentes na grade de programação da TVE-RS, canal Prime Box Brasil, plataforma Cultura em Casa e na Cinemateca Paulo Amorim (R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre). O acesso às exibições na programação na Cinemateca Paulo Amorim será gratuito e aberto a todos os públicos.

Segundo a Sedac, a curadoria desta edição será assinada por quatro destacados profissionais negros do audiovisual gaúcho: Sofia Ferreira, Kaya Rodrigues, Jeferson Silva e Felipe Rocha.

"Narrativas plurais para o cenário do audiovisual brasileiro"

Para Sofia, que dará continuidade também à curadoria de mercado e conteúdos, "o evento cria um espaço de apresentação e comercialização de conteúdos relevantes, contribuindo para promover narrativas plurais para o cenário do audiovisual brasileiro". Kaya Rodrigues complementa que "nesta terceira edição o enfoque torna-se a ampliação dos aspectos sociais do festival, voltando nosso olhar com atenção e de maneira convidativa, para os coletivos negros da cidade, que muito já fazem pela criação destas narrativas, além de exibições gratuitas e abertas que nos aproximam da comunidade".

Outras atividades estão previstas durante o festival como painéis sobre o mercado audiovisual, rodadas de negócios, ações afirmativas, apresentações artísticas e muito mais.

“A terceira edição do Festival foi muito esperada pelo setor audiovisual, demonstrando a importância dessa iniciativa para a inclusão de profissionais negros e, também, reforçando o compromisso da Secretaria da Cultura com as pautas afirmativas”, diz Clarissa Lima, assessora de Diversidade da Sedac.

Para a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, além do caráter afirmativo no aspecto racial, o festival traz o incremento para um setor da economia com grande potencial de expansão.

Mercado e conteúdos

O festival também selecionará 10 projetos em desenvolvimento de séries e longas-metragens para o mercado e conteúdos. O autor (a) deverá encaminhar uma apresentação de argumento entre cinco e oito páginas. Os projetos contemplados serão apresentados a players convidados pelo festival em formato rodada de negócios e pitchings, de forma híbrida, em data e horário a ser definido pela organização do evento.

Os projetos deverão ser enviados para o e-mail: [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira