Distrito Federal

Participação

Inscrições para Conferência de Igualdade Racial terminam nesta sexta (4)

Evento acontece virtualmente entre os dias 8 a 10 de novembro

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Conferência é promovida pelo Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial que tomou posse em abril - Foto: Reprodução Sejus/DF

Encerram nesta sexta-feira (4) as inscrições para a V Conferência Distrital da Igualdade Racial (CONDIPIR). O evento, promovido pelo Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial, órgão colegiado vinculado à Secretaria de de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS), acontece virtualmente nos dias 8 a 10 de novembro e tem como objetivo apresentar e discutir novas propostas de promoção da igualdade racial no DF, além de avaliar as implementadas até então. 

A Conferência tem como tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós” e contará com a participação de entidades da sociedade civil organizada e representantes do poder público.

“É o momento em que o poder público e a sociedade civil se unem para pensar políticas públicas. Serão dias de rico e necessário debate, avaliação e deliberação sobre as ações de igualdade racial e na proposição de demandas que vêm dos movimentos sociais, de gestores e de toda a sociedade civil”, avalia Jaime Santana, secretário de Justiça e Cidadania do DF (SEJUS-DF).

A abertura da V CONDIPIR acontece na terça-feira (8), a partir das 19h30, com Palestra Magna ministrada por Juvenal Araújo, secretário executivo da SEJUS-DF. Dentre os participantes já está confirmada a presença do presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, e o deputado distrital e presidente da Comissão de Direitos Humanos da CLDF, Fábio Félix (PSOL). 

Na quarta-feira, dia 9, a partir das 14h, o evento contará com palestras e apresentações de propostas a partir de quatro eixos temáticos: I - Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural; II - Enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios; III - Enfrentamento à intolerância religiosa; IV - Desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades. 

As palestras serão ministradas por representantes políticos e líderes de entidades civis, entre estes Beethoven Nascimento de Andrade (Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB - Seccional do Distrito Federal), Luiz Untuami Saraiva (Professor Doutor do CONEP - conselho nacional de ética em pesquisa), Zulu Araújo (Presidente da Fundação Pedro Calmom), Ivete Sacramento (Secretária Municipal da Secretaria da Reparação de Salvador Bahia), Francisco Aires Afonso (Tata Ngunzetala - Líder afro tradicional na Instituição Tumba Inzo A'na Nzambi Junsara, casa de Candomblé de Angola/Congo em Águas Lindas de Goias) e Ângela Maria dos Santos (delegada-chefe da DECRIN). 

No último dia da Conferência, quinta-feira (10), além da aprovação das propostas finais de políticas públicas dentro dos quatro eixos discutidos, haverá eleição dos Delegados que representarão o Distrito Federal na V Conferência Nacional de Promoção de Igualdade Racial (CONAPIR), que acontecerá em maio de 2023 em Brasília. 

A programação e as inscrições podem ser acessadas aqui

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino