Rio Grande do Sul

Memória

RS se despede de Bebeto Alves; músico faleceu na madrugada desta segunda-feira (7), aos 68 anos

Artista lutava contra um câncer de pulmão. Natural de Uruguaiana, completaria 50 anos de carreira na Capital em 2024

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Bebeto Alves era natural de Uruguaiana. Porém, vivia na capital gaúcha desde os anos 70 - Foto: Jorge Leão

Faleceu nesta segunda-feira (7) o cantor e compositor Bebeto Alves, aos 68 anos. Ele lutava contra um câncer de pulmão. Segundo apurou o GZH, o quadro de saúde se agravou nos últimos meses, após dois AVCs. Mesmo assim, Bebeto não deixou de atuar artisticamente.

O artista faleceu no hospital Dom Vicente Scherer, na capital gaúcha. O velório está marcado para acontecer na quarta-feira (9), das 9h às 15h, no Theatro São Pedro.

Segundo registrou o pesquisador musical Arthur de Faria, Bebeto Alves completaria 50 anos de carreira em 2024. Natural da cidade Uruguaiana, se mudou para a Capital aos 20 anos, acompanhando sua mãe. Em Porto Alegre, participou da formação do grupo musical "Utopia", junto de Ricardo Frota e Ronald Frota.

 

Apareceu para o grande público a partir da coletânea "Paralelo 30", lançada em 1978, formada por artistas gaúchos. Seu primeiro disco em carreira solo, "Bebeto Alves", foi lançado em 1981. Após, teve mais de 30 discos lançados. Suas canções foram gravadas por Ana Carolina, Belchior e Kleiton e Kledir, entre outros. Na Capital, o artista era conhecido por se envolver em causas sociais, participando de manifestações em favor da cultura e do meio ambiente.

Entre outros projetos, a partir de 2013, o músico se juntou à Jimi Joe e King Jim para formar o grupo "Los 3 Plantados", artistas que foram beneficiados com transplantes de órgãos e passaram a atuar em campanha permanente pela doação.

 

A partir do período da pandemia, o artista passou a atuar mais fortemente voltado para as redes sociais. Primeiro, iniciou o "Clube Bebeto Alves", a partir da produtora Produto Oficial, um local onde os fãs poderiam contribuir para ter acesso a conteúdos exclusivos.

Também a partir de 2021, toda a discografia do artista foi disponibilizada na plataforma Spotify, desde seu álbum de estreia até o mais recente lançamento, a coletânea "Rock", de 2021.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira