Rio Grande do Sul

BASTA DE VIOLÊNCIA

Assembleia gaúcha lança 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Diversas atividades que abordam a prevenção pela educação e a cultura serão realizadas na ALRS e em cidades do Interior

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Anúncio do Calendário 21 Dias de Ativismo, da Procuradoria da Mulher da ALRS - Foto: Christiano Ercolani

Durante novembro e dezembro, a Assembleia Legislativa do RS integrará a campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher" que, no Brasil, inicia no 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. Diversas atividades que abordam a prevenção pela educação e a cultura serão realizadas em espaços da Assembleia e também em municípios do interior, através da Procuradoria Itinerante.

A campanha busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. A presidência da Assembleia Legislativa, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, já realizou em 2022 diversas iniciativas sobre o tema, como a Cartilha e Exposição Itinerante Transformando Leis em Igualdade e a Campanha e Consulta Online em defesa da vida das mulheres.

A deputada Sofia Cavedon (PT), procuradora especial da Mulher na ALRS, ressalta que são diversos os tipos de violência que mulheres e meninas enfrentam diariamente. Entre elas a violência política de gênero, a patrimonial e até o feminicídio – cujos números são preocupantes no estado. Segundo levantamento da Lupa Feminista, do início do ano até 12 de novembro ocorreram 91 feminicídios do RS.

“Temos aí um indicador importante de que precisamos mudar uma mentalidade e criar uma rede que se antecipe à violência. Temos legislação para isso, que precisa ser efetivada na vida das mulheres. E que atue não só na punição, mas na prevenção – como é o caso da minha Lei que indica a escola como ambiente para constituirmos sujeitos mais igualitários desde a educação”, explica a deputada.

"Um movimento absolutamente legítimo, urgente e necessário e que conta com total apoio da presidência do Parlamento gaúcho. Este é um debate que precisa estar na pauta diária da sociedade", avaliou o chefe do Legislativo estadual, deputado Valdeci Oliveira (PT).

Programação completa

21 Dias de Ativismo pela Vida das Mulheres
Prevenção pela educação e cultura

4/11 a 25/11: Inscrições para a Mostra de Boas Práticas Pedagógicas Não Sexistas

14 a 23/11:  Procuradoria Itinerante - Exposição Transformando Leis em Montenegro, na Escola Municipal (Monaliza)

14 a 18/11: Procuradoria Itinerante - Exposição Transformando Leis em Igualdade na EMF Migrantes de Porto Alegre

10/11 - 18h: Lançamento publicações Procuradoria da Mulher na Feira do Livro

22/11 - 19h: Festipoa Literária na AL/RS: Mulheres na cultura, com Luna Vitrolira, Negra Jaque e Valéria Barcellos no Teatro Dante Barone

24 e 25/11: Procuradoria Itinerante -  Exposição Transformando Leis em Araricá

25/11: Seminário Mulheres - A História que temos, a escola que queremos (Sala da Convergência)

25/11: Exposição Transformando Leis em Igualdade na Assembleia Legislativa

2/12: Seminário de Lançamento das Cartilhas da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa: Cartilha Violência Política de Gênero, Como Criar Procuradoria da Mulher, Cartilha das Inclusivas | Mulheres com Deficiência, Cartilha do Parto Humanizado.

5 a 9/12: Procuradoria Itinerante - Exposição Transformando Leis em Porto Alegre, no Centro de Educação Ambiental

17/12 - Mostra Gaúcha Quero Quero de Artes Cênicas no Teatro Dante Barone


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira