Rio de Janeiro

PARA ASSISTIR

Programa Papo na Laje terá reprise das primeiras temporadas na TV Comunitária do Rio de Janeiro

Episódios serão transmitidos todas as quintas, às 18h, no canal 6 da NET; confira a ordem de exibição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cultura do passinho, futebol e cotas raciais estão entre os temas que o programa abordou nesta temporada - Stefano Figalo/Papo na Laje

O programa Papo na Laje exibiu o último episódio inédito da segunda temporada na semana passada. Ao todo, foram 48 episódios gravados em diferentes lajes que mostram experiências de protagonismo da juventude em favelas e periferias do Rio de Janeiro.

Leia mais: Bibliotecas comunitárias promovem acesso à literatura nas periferias de Nova Iguaçu (RJ)

A partir desta quinta-feira (17), o público poderá assistir a reapresentação de episódios selecionados pela equipe do programa. Cultura, esporte, política e religião são alguns temas que fizeram parte do programa de televisão semanal idealizado e construído por jovens de diversas regiões fluminenses.

Serão exibidos episódios da primeira e segunda temporadas, com apresentação de Juliana França e Dani Câmara. A terceira temporada do programa está prevista para 2023.

As reprises serão transmitidas na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, todas as quintas, às 18h. Também é possível assistir no canal do YouTube do programa. Confira os episódios das próximas semanas na ordem de exibição:

Capoeira

Neste episódio da primeira temporada, gravado na laje do grupo Nós do Morro no Vidigal, na zona sul, a apresentadora Juliana França conversa com Érida Ferreira (Pantera) e Walace (Vareta) sobre diversos aspectos da capoeira: culturais, ancestrais, de autodefesa e sociabilidade nas favelas e periferias. 

Trança e identidade

A relação de afeto e resistência das meninas e mulheres negras com o cabelo é o tema deste episódio da primeira temporada. A apresentadora Juliana França conversa com as trancistas Gleice Renascimento e Milena Francisco sobre autoestima e empoderamento em um bate-papo descontraído e cheio de estilo. 

Cidade Integrada

Os impactos da militarização das favelas do Jacarezinho e de Manguinhos, na zona norte do Rio, é o tema do episódio. As jovens Bianca Peçanha e Jéssica Lene avaliam a chegada do projeto de ocupação "Cidade Integrada" no cotidiano das comunidades. O programa do governo do estado é uma reformulação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Fé e política

No episódio, jovens evangélicos de favelas do Rio conversam sobre os fundamentos da ética cristã e seus desdobramentos na política. Os convidados são Thales Freitas, do coletivo Esperançar, e o pastor Ismael Lopes. "Deus não está acima de todos, está entre nós. É Deus conosco com fome, com frio nas ruas. Pobreza não é uma condição de existência natural, é uma violência executada", disse o pastor.

Passinho

A cultura do Passinho e da Dancinha, que nasceu nas favelas do Rio de Janeiro, ganhou o mundo mas ainda sofre com a repressão dentro das comunidades. Os dançarinos Jeff do Massa e RD do J2 contaram sobre as conquistas da modalidade que é patrimônio cultural do Rio e a importância dos bailes de favela na construção desse movimento.

Apaixonadas por futebol

Flamengo e Vasco, um clássico do futebol carioca, é o tema deste episódio do Papo na Laje. As torcedoras Nathália Martins e Kim Glimberg afirmam que no meio do campo ou vibrando na arquibancada, lugar de mulher também é no futebol. Elas falaram sobre a paixão pelos times, a história dos clubes, a vivência das mulheres nos estádios .

Cotas raciais

O Papo na Laje traz a experiência de duas gerações na universidade pública para debater os 10 anos da Lei de Cotas (Lei 12.711). O episódio foi gravado em Campo Grande, na zona Oeste do Rio de Janeiro, com a professora Janete Ribeiro e o estudante Eduardo Nascimento. Eles falaram que a lei de cotas raciais é uma política pública de reparação para a população negra.

Bibliotecas comunitárias

O último episódio da segunda temporada recebe as jovens Nathália Cabral e Isadora Escalante do coletivo Baixada Literária, rede com 20 bibliotecas comunitárias em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Elas falaram que a construção de um país de leitores e leitoras passa pelas bibliotecas comunitárias nas favelas e periferias.

Racismo religioso

No episódio, jovens de axé Giselle Florentino e Patrick Melo, da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), falam sobre a resistência dos terreiros e das religiões de matriz africana diante do racismo religioso. O episódio foi gravado no Centro de Tradições Ylê Asé Egi Omin, casa de candomblé situada em Santa Teresa, centro do Rio.

Ser artista

A diversidade do fazer artístico nas periferias do Rio de Janeiro é o tema do episódio com os multiartistas Tarso Tabu e Rona Neves. Eles contam como a trajetória de cada um foi marcada desde a infância pela criatividade, e a importância de incentivar o lúdico no aprendizado das crianças. Os dois exercem múltiplas atividades no campo das artes e são referência para as novas gerações.

Rodas de rima

A Roda do Pistão é um movimento que exalta a cultura hip-hop em Campo Grande, na zona oeste do Rio, desde 2012. A ocupação da praça com cultura desconstrói esteriótipos negativos sobre a periferia e mobiliza toda comunidade. Os convidados são o rapper Akin e Felipe Machado, conhecido como FL, moradores do bairro.

Ocupar as praças

Diante da escassez de políticas públicas para a área da cultura em Bangu, na zona oeste, diversos coletivos promovem atividades em praças e locais públicos. É o que nos contam os produtores culturais Thiago Mathias e Isa Leal neste episódio. Eles também falam sobre iniciativas que movimentam o cenário cultural e a economia criativa do segundo bairro mais populoso do Rio de Janeiro.

Direito à moradia

Camila Aparecida, liderança comunitária do Complexo do Alemão, e Keylon da Silva, militante das Brigadas Populares, conversam sobre o histórico de remoções violentas, despejos e direito à moradia nas favelas. O episódio é uma coprodução com o Instituto Raízes Movimento, que atua desde 2001 no Alemão.

Edição: Clívia Mesquita