Rio Grande do Sul

Vida das Mulheres

Quase 60% das mulheres deixam de fazer exames de câncer de mama no Rio Grande do Sul

Levantamento feito pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa foi apresentada nesta quinta (17)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulheres no Brasil
Câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulheres no Brasil - Divulgação/ EBC

Quase 60% das mulheres deixam de fazer seus exames preventivos de câncer de mama no Rio Grande do Sul, seja por falta de tempo ou porque não conseguem marcar uma consulta. O diagnóstico consta em uma pesquisa realizada pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS, apresentada hoje (17) pela deputada Sofia Cavedon (PT).

A pesquisa entrevistou 104 mulheres de 21 municípios gaúchos. De acordo com o levantamento, o medo e a vergonha impedem que 12% façam os exames e 5% deixaram de realizá-los por conta da pandemia do novo coronavírus. A amostra envolveu mulheres que utilizam o SUS (50%), IPE (27,4%), plano de saúde privado (14%) e consultas particulares (6%).

 “Nosso objetivo foi saber se as mulheres gaúchas estavam seguindo as orientações gerais de prevenção, ou seja, se a partir dos 35 anos estavam realizando consulta anual e cumprindo as recomendações médicas”, afirmou Sofia, que coordena a Procuradoria da Mulher.

Ainda, segundo a pesquisa, 93% das entrevistadas afirmaram que têm cuidados básicos de saúde, mas 27,6% delas revelaram que não conseguiram realizar os exames preventivos nos últimos dois ou três anos. 

Na avaliação de Sofia, os dados mostram um cenário preocupante, que deve ser alterado por meio de políticas públicas que “tragam as mulheres para dentro do sistema”. Ela lembra que o câncer de mama é o segundo que mais mata, ficando atrás só do de pele. "No entanto, 93% dos casos podem ser curados se o diagnóstico for precoce e o início do tratamento for rápido”, ressaltou a parlamentar.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira