Rio Grande do Sul

Consciência Negra

Sindicato dos Servidores da Justiça do RS lança documentário sobre racismo institucional

Estreia do curta-metragem no Cinebancários integra as atividades do Sindjus dentro do Novembro Antirracista Unificado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O curta-metragem tem produção da equipe de comunicação do Sindjus/RS e direção do cineasta Thiago Köche - Reprodução

O documentário "Sociedade dos Grilhões - É preciso enegrecer a Justiça", que trata do enfrentamento ao racismo estrutural no Brasil, estreia nesta segunda-feira (21), às 19h, no Cinebancários (Rua Gen. Câmara, 424, centro de Porto Alegre), em sessão especial para convidados e participantes do 2° Encontro Antirracista promovido pelo Coletivo pela Igualdade Racial (CIRS) do Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindjus/RS).

Com direção de Thiago Köche e produção da equipe de comunicação do Sindjus/RS, o filme foi realizado a partir do 1º Encontro Antirracista do Coletivo pela Igualdade Racial do sindicato, ocorrido em novembro de 2021. No curta-metragem, os participantes apresentam reflexões sobre o impacto e atravessamentos produzidos pelo evento, entre aspectos da história, resistência, dificuldades e conquistas do povo negro no Brasil.

Sobre o Novembro Antirracista

Em sua terceira edição, o Novembro Antirracista do Sindjus/RS se integra ao Novembro Antirracista Unificado, promovido por um grupo de mais de 40 entidades. Conta com uma série de atividades culturais e de formação, realizadas em conjunto com entidades dos movimentos sociais e sindicais do Rio Grande do Sul.

Desde a retomada do Coletivo Pela Igualdade Racial, o sindicato trouxe a pauta antirracista para o centro do debate e busca ampliar os espaços de discussão dentro e fora da categoria, destaca o diretor de comunicação do Sindjus/RS e integrante do CIRS, Marco Velleda. Segundo ele, é um marco histórico na luta sindical dos servidores do Judiciário gaúcho.

“Um poder ainda majoritariamente branco e que expõe duramente as disparidades de nossa sociedade em relação às oportunidades e espaços ocupados por negros e brancos. Um Poder por onde passam relações e decisões ainda profundamente atravessadas pelo racismo que mata e adoece. Um Poder que ainda aplica uma Justiça que tem cor e que apoiou institucionalmente a estrutura racista que formou nosso país”, avalia.

Mais atividades nesta semana

Além do lançamento do filme, o CIRS e Sindjus também promovem uma Roda de Conversa sobre Comunicação Antirracista dia 22 (terça), às 14h, no Sindicaixa (Rua da República, 92).

A programação do 2° Encontro do CIRS conta, ainda, no dia 23 de novembro com atividades em parceria com o SindBancários e o Quilombo Areal da Baronesa, que incluem um almoço com a comunidade, seguido de debate sobre Territorialidade e Resistência, encerrando com uma marcha na região, que é território marcado historicamente pela presença negra.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira