Ceará

Educação do Campo

MST Realiza XIII Encontro Estadual dos Educadores e Educadoras da Reforma Agrária no Ceará

O Encontro é uma realização do MST e conta com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc)

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O Encontro tem como objetivo fortalecer a formação política-pedagógica e estudar o projeto de educação do capital e as estratégias de resistência da classe trabalhadora. - Foto: Flaviana Alencar/Comunicação MST

Teve início nesta terça-feira (22), o XIII Encontro Estadual de Educadores e Educadores da Reforma Agrária, que acontece na escola de ensino Médio do Campo Irmã Tereza Cristina, no Assentamento Nova Canaã, em Quixeramobim. A ação segue até esta sexta-feira (25). O encontro conta com a participação de 150 educadores, representantes de turmas, gestores, dirigentes e militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de todas as regiões do estado.

A programação conta com debates com diversos temas: a conjuntura política brasileira, o projeto de educação do capital e a reforma empresarial da educação, campanhas contra os vírus e as violências, plantação de arvores e produção alimentos saudáveis, direito à literatura, entre outros temas. Além dessas atividades também serão realizadas apresentações artísticas e culturais.

Maria de Jesus, dirigente estadual do MST, do setor de educação, destaca. “Depois de quase três anos sem nos encontrarmos pessoalmente, finalmente conseguimos realizar o encontro de educadores. É um espaço de avaliação de conjuntura e perspectivas para a atuação no próximo período. Também vamos trazer o debate do direito à educação para a população camponesa. Temos como debate central a importância que nossos projetos políticos-pedagógicos sejam referenciados no nosso programa agrário e na concepção da educação do campo”.

O Encontro tem como objetivos fortalecer a formação política-pedagógica dos educadores, militantes do setor de educação do MST, estudar o projeto de educação do capital e as estratégias de resistência da classe trabalhadora para o próximo período.

“O nosso encontro também é pra debater nossas pautas de lutas, como vamos enfrentar o analfabetismo, o acesso à educação infantil, o acesso a uma educação pública de qualidade, a ampliação de escolas de ensino médio, fazer presente o debate das nossas campanhas de plantio de arvores, de combate as violências, entre outros”, enfatiza Jesus.

Igor Cordeiro estudante do curso de administração na Escola do Campo João dos Santos de Oliveira, e um dos participantes afirma que o Encontro é um espaço de formação e troca de experiencias. “É importante a vivência com outros educandos e educadores de outras regiões. Só tende a agregar mais conhecimento”.

Marcia Cristina, educadora na Escola do Campo Patativa do Assaré declara que “Os nossos encontros de educadores é sempre um momento rico de diálogo e trocas. É um espaço de propor políticas de fortalecimento da educação nas áreas de assentamentos, de qualificar nosso trabalho, por meio da transformação dos sujeitos e para nós, que somos classe trabalhadora, é um momento de construir estratégias para defender nossos direitos, por políticas públicas na área da educação”.

Já Romário Bastos, representante da Codin/Seduc, diz que “É sempre uma alegria o encontro de tantos sujeitos que em coletivo constroem com seus fazeres e pensares próprios a educação do campo. É nesse ambiente de coletividade e diálogo que a Secretaria de Educação do Estado do Ceará firma seu reconhecimento da proposta inovadora em curso nas dez escolas em áreas de Assentamento, não medindo esforços em apoiar tão valoroso evento. O XIII EEERA é uma ótima oportunidade para o aprofundamento das questões relacionadas à questão agrária e sua relação com a Educação da Juventude Camponesa do Ceará”.

O Encontro é uma realização do MST e conta com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), através da Coordenadoria da Diversidade Inclusão Educacional (Codin).

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa