Paraná

Lançamento

Livro investiga pioneirismo de fotógrafas na imprensa paranaense

“Elas em foco: algumas das primeiras fotojornalistas paranaenses” será lançado nesta quarta (7), no Centro de Curitiba

Curitiba (PR) |
Livro será lançado nesta quarta (7), na Galeria Ponto de Fuga, Centro de Curitiba, a partir das 18h30 - Divulgação

A jornalista e pesquisadora Heloisa Nichele lança seu primeiro livro, “Elas em foco: algumas das primeiras fotojornalistas paranaenses”, nesta quarta-feira (7), a partir das 18h30, na Galeria Ponto de Fuga, no Centro de Curitiba.

Produzida com base em um mapeamento realizado pela autora para identificar o início de atuação das fotógrafas na imprensa paranaense, a publicação é composta de textos breves sobre as trajetórias profissionais de Fernanda Castro, Karin van der Broocke, Lina Faria, Luciana Petrelli, Lucília Guimarães, Nélida Rettamozo e Vilma Slomp.

Nascidas entre 1940 e 1960, em Curitiba e em outras cidades do Paraná, a partir das décadas de 1970 e 1980 começaram a atuar profissionalmente com fotografia, cada uma à sua maneira.  Criaram caminhos possíveis na prática profissional, dedicando-se a diversos segmentos na fotografia, como no fotojornalismo em periódicos locais e sucursais nacionais, no trabalho autoral e artístico, nas assessorias de imprensa e ainda na publicidade.

Ao mesmo tempo que se estabeleciam de diferentes formas na fotografia, com igual diversidade, essas mulheres vivenciaram as circunstâncias históricas, políticas, sociais e culturais das décadas de 1970 e 1980, como mulheres urbanas, em sua maioria, brancas e de classes média ou alta.

No livro, um recorte dessas trajetórias é apresentado a partir de entrevistas realizadas em 2018 com as interlocutoras. A publicação é resultado de uma aproximação inicial de Nichele com o tema, elaborada naquele momento, em consequência do trabalho final da graduação em jornalismo. Além dos textos, o livro contempla uma série de imagens de arquivos pessoais das fotógrafas.

Sobre a autora

Heloisa Nichele é pesquisadora, fotógrafa e jornalista, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem especialização (Master 2) em Jornalismo Internacional Digital, pela Universidade Lumière Lyon 2, na França, e é mestra em Tecnologia e Sociedade, na linha de Mediações e Culturas, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR). Pesquisa temas relacionados a fotografia, artes visuais, história das mulheres e gênero.

Edição: Lia Bianchini