Rio Grande do Sul

DEMOCRACIA

Ato solidário celebra a diplomação de Lula e Alckmin em Porto Alegre nesta segunda-feira (12)

Centrais sindicais e movimentos sociais promovem ato popular e cultural em frente à Prefeitura, a partir das 17h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Lula e Alckmin serão diplomados hoje (12), às 14h, em Brasília - Foto: Ricardo Stuckert

Um ato popular e cultural em defesa da democracia celebra, nesta segunda-feira (12), a diplomação do presidente eleito Lula (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). A atividade será realizada em frente à Prefeitura de Porto Alegre, a partir das 17h, e terá transmissão ao vivo pelo Youtube do Brasil de Fato RS e outras mídias alternativas do Rio Grande do Sul.

A cerimônia oficial de diplomação acontece em sessão solene, às 14h, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Ambos receberão das mãos do presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, os respectivos diplomas eleitorais, habilitando-os a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2023 no Congresso Nacional.

:: Diplomação de Lula: entenda a importância do evento e saiba como acompanhar ::

O ato em Porto Alegre, realizado por centrais sindicas e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, terá a participação das cozinhas comunitárias, com distribuição de quentinhas para moradores de rua do centro da capital gaúcha. O gesto de solidariedade e compromisso reforça a luta contra a fome, o desemprego, a miséria e a exclusão social.

O presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Amarildo Cenc, destaca que a festa da diplomação das ruas serve para reafirmar pautas da classe trabalhadora. Entre elas, afirma, estão "o Bolsa Família de R$ 600 e R$ 150 por criança até seis anos para combater a fome, o aumento real do salário mínimo, a geração de emprego e renda, a revogação das reformas trabalhista e da Previdência, a ampliação dos investimentos em saúde e educação e o fim das privatizações”.


Card de divulgação do ato / Reprodução

* Com informações da CUT-RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira