Rio Grande do Sul

Comando do RS

Presidente da Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT) assume interinamente o governo do RS

Deputado Luiz Marenco (PDT) assume a chefia do Parlamento Gaúcho até esta terça-feira (13)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Valdeci Oliveira governará interinamente por dois dias - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), assumiu o governo do Rio Grande do Sul interinamente na tarde deste domingo (11), em solenidade no Palácio Piratini. O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) transmitiu o cargo para Valdeci porque cumprirá agenda, em São Paulo e Brasília.

Na Capital Federal, Ranolfo se reunirá com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e participará do encontro do Fórum de Governadores. Após o compromisso, Ranolfo retorna para o RS e reassume suas funções como governador no final da terça-feira (13).

“Mantemos a tradição republicana de nosso estado, que é de diálogo entre os poderes. A transmissão do cargo de governador também representa isso. Desejo êxito ao Valdeci Oliveira”, destacou Ranolfo durante o evento de transmissão do cargo.

Por sua vez o governador em exercício, Valdeci Oliveira, agradeceu a oportunidade e relembrou sua trajetória pessoal e na política. "Para quem saiu do interior de Santa Maria, aos 17 anos, com a quinta série incompleta para enfrentar um mundo sem grandes perspectivas e muitas dificuldades, mas buscando superá-las com toda a dignidade, é uma honra muito grande poder chegar aqui, mesmo de forma interina, como governador. Um sinal de confiança e respeito entre os poderes, que serve de exemplo para o país”, afirmou.

O parlamentar fica no posto até a próxima terça e, em seu lugar, na chefia do Parlamento estadual, fica o deputado Luiz Marenco (PDT), vice-presidente do Legislativo gaúcho, cuja transmissão do posto ocorreu momentos antes, no Palácio Farroupilha. "Eu tinha um sonho a percorrer que era cantar, mas não imaginava que ia alcançar. Muito mais do que isso, nunca imaginei que um dia seria deputado", disse, emocionado, Marenco.

A solenidade contou com as presenças da presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RS), desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, da subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Melissa Torres Silveira, do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, além de assessores próximos, amigos (principalmente vindos de Santa Maria e da Região Central) e familiares de Valdeci, como a sua esposa, Elaine Oliveira.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira