Rio de Janeiro

TRANSPARÊNCIA

MP-RJ lança plataforma para população acompanhar uso de recursos da venda da Cedae

Contratos de concessão preveem os repasses de mais de R$ 10 bilhões a 46 municípios fluminenses

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cedae RJ
Cerca de 80% dos repasses já foram realizados, nos anos de 2021 e 2022, e os 20% restantes serão repassados até 2025 - Tomaz Silva/Agência Brasil

Uma força-tarefa montada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) foi lançada na última quinta-feira (15) para que a população possa acompanhar a destinação do dinheiro obtido com a privatização da Companhia estadual de águas e esgotos, a Cedae, cujo leilão foi concluído em dezembro do ano passado.

Os contratos de concessão da Cedae preveem os repasses no montante de mais de R$ 10 bilhões a 46 municípios fluminenses, a serem distribuídos aos entes municipais pelo Estado do Rio de Janeiro. Desses repasses, 80% já foram realizados, nos anos de 2021 e 2022, e os 20% restantes serão repassados até 2025. 

Leia mais: MP e TCE-RJ recomendam que municípios do RJ usem recursos da Cedae de forma transparente

O painel “Recursos Cedae” tem o objetivo de facilitar a fiscalização e o acompanhamento da aplicação e do recebimento das verbas provenientes da concessão de distribuição de água e esgotamento sanitário de responsabilidade da Cedae. A ferramenta é aberta ao público e pode ser acessada no site: https://www.mprj.mp.br/painel-cedae.

O painel possibilita que o cidadão tenha uma dimensão do montante a ser recebido até 2025; dos valores já recebidos, em 2021 e 2022; e da quantia que ainda falta ser repassada a cada município contemplado.

Por meio de gráficos comparativos, o usuário poderá analisar os impactos orçamentários promovidos pelo ingresso dos recursos, como a elevação da receita corrente líquida municipal, da receita orçamentária per capita e as despesas correntes e investimentos realizados pelos municípios após os repasses.

Leia também: Ocupação no centro do Rio mobiliza apoio contra ordem de despejo de 70 famílias

Coordenadora da força-tarefa, a promotora de Justiça Carolina Senra, ressaltou a importância da ferramenta para acompanhar a aplicação dessas verbas na melhoria da qualidade de vida da população local.

"O painel tem como objetivo favorecer a fiscalização da sociedade, do MPRJ e dos diversos órgãos de controle, de modo que eles possam visualizar, de forma clara, não só os valores recebidos, mas também dados comparativos de quais gastos estão sendo priorizados pelos municípios", concluiu.   

Os dados do painel foram obtidos junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), em decorrência do convênio de cooperação mútua firmado pelas instituições, assinado em abril deste ano.

Edição: Eduardo Miranda