Distrito Federal

Eleições 2022

Governador do DF e parlamentares eleitos serão diplomados nesta segunda (19)

Cerimônia ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no DF será realizada no Centro de Convenções da capital do país e é restrita a convidados - Gabriel Jabur/Agência Brasília

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realiza nesta segunda-feira (19) a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições de outubro na capital do país. A solenidade está prevista para começar às 19 horas, no Centro de Convenções Ullysses Guimarães.

Anteriormente, o evento estava programado para acontecer no Auditório Pedro Calmon do Quartel General do Exército, mas devido aos protestos que acontecem no local, com o acampamento de bolsonaristas que pedem golpe Estado e contestam o resultado das eleições, a Corte Eleitoral decidiu transferir a cerimônia de diplomação para o centro de convenções. Pelo mesmo motivo, o TRE-DF também pediu reforço na segurança do evento para a Secretaria de Segurança Pública do GDF.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições, além de aprovação das contas de campanha de cada um deles.

Na diplomação desta segunda, os candidatos receberam um número de convites de acordo com o cargo. O governador reeleito Ibaneis Rocha tem direito a 100 convites. Ele deve ser o único com direito a fala durante o evento. Vice-governador, senadora e deputados federais eleitos e eleitas ficam com 60 convites cada. Já os distritais receberão, cada um, 50 convites e suplentes de senadores, 20. O auditório onde será realizada a solenidade de diplomação tem capacidade para até 3 mil pessoas. O TRE-DF solicitou a participação da Banda do Batalhão da Polícia do Exército de Brasília para a execução do hino nacional.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino