Rio Grande do Sul

OPINIÃO

Artigo | Na rede corporativa o ódio é explicitado

Ao acordar, neste segundo dia de governo popular do Brasil, vejo que a crítica se avoluma

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Impressionante como as pessoas reagem ao presidente Lula! Muitos o admiram, idolatram, admiram, respeitam, mas uma parcela grande da população o odeia" - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Impressionante como as pessoas reagem ao presidente Lula! Muitos o admiram, idolatram, admiram, respeitam, mas uma parcela grande da população o odeia. Um post meu, com a foto do presidente com o menino Francisco e uma mensagem elogiosa, bastou para desvelar o ódio daqueles ditos profissionais que zelam pelo networking. O nível caiu tal discurso de boteco no Linkedin.

Em poucas horas, mais de 50 mil visualizações e um número incalculável de ofensas foram dirigidos à autora e ao homenageado. Impressiona que os autores, de executivos - CEOs inclusive - a técnicos, profissionais liberais e trabalhadores em serviços, não pouparam seus discursos de ódio. Sobrou até para o Xandão, ou melhor, o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Impressiona o teor das mensagens, a desinformação, a falta de polidez. A fala raivosa. Os argumentos são confusos, equivocados, mas a mensagem é clara: a oposição do terceiro governo Lula será feroz.

É claro, também recebemos apoio, Lula e eu, mas a oposição ocupou o espaço tal erva daninha a confundir e destruir. Há ranço colonialista, patriarcal, machista nas postagens.

Tentando “dialogar com os divergentes” confesso que, em alguns momentos, me diverti, em outros me aborreci. Impossível argumentar com quem não está aberto à troca. Tive de denunciar alguns, pela violência desmedida.

Ao acordar, neste segundo dia de governo popular do Brasil, vejo que a crítica se avoluma. Os “manés” não entendem que ninguém perdeu. Deixa a democracia rolar… Aceita que dói menos.

Feliz quatro anos!

* Jornalista - Publicado originalmente no site Bem Blogado

** Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko