Rio Grande do Sul

DEMOCRACIA

Deputado eleito Adão Pretto pede exoneração urgente de bolsonaristas no RS

Parlamentar diz que tem recebido mensagens de servidores de órgãos alegando perseguição política 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Adão Pretto Filho se elegeu deputado estadual em outubro de 2022, foi vereador em Viamão - Divulgação

O deputado estadual eleito, Adão Pretto Filho, pediu ao presidente Lula e aos ministros, via twitter, a imediata exoneração dos bolsonaristas que dirigem os órgãos do governo federal no Rio Grande do Sul. Parlamentar pontua que tem recebido mensagens de servidores de órgãos alegando perseguição política.

De acordo com o parlamentar, cargos comissionados bolsonaristas têm se utilizado da estrutura governamental para reproduzir a política da extrema direita. Ele cita um caso especifico, no Incra/RS, em que servidores relatam que “o atual superintendente recolocou a foto de Bolsonaro na parede” e “tem postura autoritária frente a servidores públicos no exercício de suas funções”. 

Para o deputado, conforme publicação: “se faz imperiosa a exoneração urgente desses cargos comissionados para que não continuem perseguindo servidores e reverberando políticas fascistas que estavam em curso em nosso país”.

Adão Pretto Filho se elegeu deputado estadual em outubro de 2022, foi vereador em Viamão e é irmão do deputado Edegar Pretto e filho do ex-deputado federal Adão Pretto, falecido em 2009

Segue abaixo a íntegra da publicação do deputado:

Companheiro Presidente Lula, e Companheiros Ministros Paulo Pimenta, Paulo Teixeira, Alexandre Padilha, Rui Costa e Ministra Nísia Trindade, demais companheiros e companheiras; 

Sabemos todos que o período de transição é atribulado, ainda mais frente a situação caótica de destruição que vive nosso país. Reconhecemos todo o esforço empreendido pelo nosso presidente e por todos e todas da equipe de Governo. Sabemos, também que o Governo começa pela montagem dos ministérios e que cada companheiro e companheira ministros e ministras de estado estão formulando suas equipes. 

Acontece, companheiros, que aqui no RS existem células terroristas do bolsonarismo dentro das estruturas de estado, sustentados com dinheiro público que se utilizam dessas estruturas e que perseguem os servidores públicos. Muitos desses dirigentes político-partidários que ocupam funções em instituições federais, e que foram indicados por deputados bolsonaristas, ainda seguem comandando essas importantes estruturas. 

Exemplo que trago é de relato de servidores do INCRA/RS, que nos enviam a seguinte mensagem: 

"É urgente a exoneração do atual superintendente do Incra/RS. Ao recolocar na parede o quadro do ex presidente Bolsonaro, está incentivando atos golpistas. Além de ter postura autoritária frente a servidores públicos no exército de suas funções. Não se trata de apressar a nomeação de um novo superintendente, mas sim da imediata exoneração daqueles que não reconhecem o resultado das urnas e portanto golpistas que atentam contra a democracia."

Assino junto com esses servidores e sou conhecedor que em outras estruturas como o Grupo Hospitalar Conceição e o Trensurb, também são dirigidos por indicados políticos bolsonaristas. 

Portanto, se faz imperiosa a exoneração urgente desses cargos comissionados para que não continuem perseguindo servidores e reverberando políticas fascistas que estavam em curso em nosso país. 

Estamos juntos e juntas para a reconstrução de nosso pais. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko