Minas Gerais

NOVO GOVERNO

Opinião | A esperança volta ao Brasil

A palavra reconstrução, usada no programa, é adequada para traduzir o desafio

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
"Nunca é demais lembrar que foi na gestão de Lula que os mais pobres tiveram acesso à universidade e o país se tornou a sexta maior economia do mundo" - Foto: Ricardo Stuckert

Em primeiro de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do país que volta a dormir sobre o berço da esperança. 

Será preciso administrar o caos deixado pelo atual governo e enfrentar lideranças e eleitores inconformados com a derrota nas urnas. Não será fácil tirar o Brasil do caos. Embora reconheça que o campo está minado, enxergo no futuro governo um elenco de peso, comprometido com a reconstrução.

Governar para todos adotando como princípio “um projeto justo, solidário, sustentável, soberano e criativo para um Brasil que seja de todos” é a premissa que orienta a frente da esperança. A palavra reconstrução, usada no programa, é, sem dúvida, a mais adequada para traduzir o desafio.

Lula recebe o país depredadoLula recebe o país depredado

Mesmo que muitos ainda neguem, o Brasil foi devastado por uma trupe que propagou o ódio, a violência e a fome, além de nos envergonhar mundo afora, fazendo continência à bandeira americana, desqualificando mulheres, negros e políticos, com ações e declarações vergonhosas, haja vista a resistência do ex-presidente a vacina contra covid-19.

Ainda que receba o país depredado, Lula tem a seu favor credibilidade para refazer e construir esteios de esperança e liberdade, os quais a população tanto precisa. Os desafios são imensos, começando pela erradicação da fome; ampliação da qualidade e abrangência da educação e do acesso à saúde; combate ao preconceito e melhores condições de trabalho e moradia.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Entretanto, nunca é demais lembrar que foi na gestão de Lula que os mais pobres tiveram acesso à universidade e o país se tornou a sexta maior economia do mundo. É difícil escolher entre suas realizações a maior e mais expressiva, mas o fato do Brasil ter saído do mapa da fome, talvez seja imbatível. 

É fácil entender, diante do desempenho anterior do Presidente Lula, por que a alegria tomou conta da posse. Eu não tenho dúvidas de que os propósitos de Lula são reais e que ele fará o melhor pelo país.

Cristina Vieira é jornalista, poeta e professora.

---

Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal.

Edição: Elis Almeida