Rio Grande do Sul

COMEMORAÇÃO

Sindicato dos Bancários comemora 90 anos com festividades na Capital

Para marcar essas nove décadas de atuação, nesta quarta-feira, às 19h, haverá uma solenidade na sede da entidade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em 90 anos de atuação a entidade passou por quatro intervenções - Reprodução Facebook SindBancários

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região completa, nesta quarta-feira (18), 90 anos de trajetória. A entidade foi criada em janeiro de 1933, ainda sob o impacto da quebra da Bolsa em 1929, quando 185 trabalhadores do Banco Pelotense e do Banco da Província se juntaram em Assembleia Geral e criaram o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul.

Para marcar essas nove décadas de atuação, a entidade promoverá dois eventos em Porto Alegre. O primeiro deles, acontece nesta quarta, quando ocorrerá uma solenidade na sede da entidade (Rua General Câmara, 424 - Centro Histórico), a partir das 19h. 

Já no sábado, 21 de janeiro, a atividade especial para bancários e bancárias será um festival musical, marcado para as 16h, no terreno adquirido recentemente pelo SindBancários, também na região Central (Rua Riachuelo, 661). No local, haverá shows da banda Ultramen, Pagode da Malu, Bloco da Laje e Bloco Areal da Baronesa. 


 Divulgação

História 

A história do SindBancários tem início logo após a falência do Banco Pelotense e no contexto da Grande Depressão sucessiva ao crack da Bolsa de Nova York em 1929. A luta se iniciou pela defesa do emprego, passou pela defesa da democratização do país e se estendeu até os dias de hoje. 

Em sua trajetória a instituição passou por quatro intervenções. A primeira ocorreu em 1946, quando caiu o Estado Novo. Depois em 1964, n Golpe Militar. A seguinte foi em 1968, quando recrudesceu o regime militar, com o Ato Institucional (AI) 5. E a quarta no dia 6 de setembro de 1979, em meio à maior greve dos bancários porto-alegrenses. Esta foi a última intervenção, que durou 10 meses e cinco dias.


O ex-governador Olívio Dutra, servidor do Banrisul, foi presidente do Sindicato durante a maior greve da categoria em 1979 / Reprodução Facebook SindBancários

A ação interventora terminou com a cassação dos dirigentes Aquiles Notti, Câncio Vargas, Felipe Nogueira e do então presidente do Sindicato, Olívio Dutra, ex-prefeito de Porto Alegre, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro das Cidades do governo Lula.

Ao comentar sobre os 90 anos de história, o atual presidente do sindicato, Luciano Fetzner, atribui a longa trajetória à capacidade de transformação da entidade. "Talvez o diferencial do SindBancários seja que a entidade vem evoluindo e acompanhando as mudanças no mundo do trabalho bancário. Um exemplo disso é o protagonismo que assumimos nas discussões sobre teletrabalho, assunto que só recentemente ganhou atenção do Legislativo”, avalia Fetzner.


O atual presidente do sindicato, Luciano Fetzner, atribui a longa trajetória à capacidade de transformação da entidade / Reprodução Facebook SindBancários

Para o diretor de Comunicação, Gilnei Nunes, a categoria tem papel fundamental na história do SindBancários. “O fato de existirmos há quase um século se deve, sobretudo, à força e perseverança de quem se mantém associado ao sindicato. Assim, queremos retribuir o apoio e oferecer música e descontração para quem convive cotidianamente com a tensão e o assédio moral”, destaca o dirigente.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko