Rio Grande do Sul

CULTURA

Slam das Minas promove intervenção poética em parceria com a Faculdade de Educação da Ufrgs

O evento será realizado nesta terça (31), às 19h30, no pátio em frente à Faced no Campus Centro da Universidade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pioneiro no Rio Grande do Sul, o coletivo Slam das Minas surgiu em 2016 com o objetivo de difundir a cultura das batalhas de versos e da poesia falada - Foto: Flávio Dutra

Para marcar o início de suas atividades em 2023, o coletivo Slam das Minas promoverá nesta terça-feira (31) uma intervenção poética em conjunto com a Faculdade de Educação (Faced) da UFRGS. Com início a partir das 19h30, o evento será realizado no pátio em frente à Faced no Campus Centro da Universidade, localizado na Av. Paulo Gama, 110 - Prédio 12201.  

De acordo com a slammaster Lella Alves, integrante do Slam das Minas, um dos objetivos do coletivo é tornar a poesia mais acessível. "Entendemos a importância dessas instituições e que o coletivo também possa estar ocupando esses espaços", comenta sobre a realização de slams dentro de universidades e escolas da rede pública.

Pioneiro no Rio Grande do Sul, o coletivo Slam das Minas surgiu em 2016 com a intenção de difundir a cultura das batalhas de versos e da poesia falada. Formado exclusivamente por mulheres, o Slam das Minas também se propõe a ser um espaço de escuta e acolhimento para que mulheres possam expressar livremente suas vivências. 

Batalha de poesia: voz e resistência

As batalhas de Slam são competições entre grupos de Slam que escrevem poesias de autoria própria e recitam em espaços públicos, como praças, trens, ônibus, eventos culturais, escolas e universidades, entre outros. Em uma roda, esses versos são declamados com o objetivo de tratar de movimentos e experiências coletivas, que envolvem questões raciais, de gênero, sexuais, territoriais, políticas e tantas outras. No fim da competição poética, os versos são avaliados.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko