Rio Grande do Sul

AUDIOVISUAL

Websérie "O Povo Pode?" retrata o Nordeste em meio às reviravoltas na política nacional

Episódios reconstituem os impactos na região após o impeachment de Dilma, a prisão de Lula e a ascensão de Bolsonaro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Intercalando os bastidores da passagem de Lula pelo Nordeste em 2017 e depoimentos de personagens da região, a websérie teve como objetivo responder o que o povo pode, quando e como pode - Foto: Reprodução

Baseada no longa-metragem de mesmo nome, a websérie "O Povo Pode?" é um registro histórico de um dos períodos mais conturbados da política brasileira. Gravada entre 2017 e 2021, a websérie retrata as transformações sociais ocorridas nos nove estados do Nordeste após o impeachment de Dilma, a prisão de Lula e a ascensão de Bolsonaro. 

Com direção de Max Alvim, "O Povo Pode?" aborda em onze episódios questões como escravidão, justiça social, direito à água, luta por moradia e soberania nacional a partir das vivências de nordestinos em situação de dificuldade de sobrevivência. 

De acordo com o diretor, o título é uma alusão à frase dita por Lula dias antes de sua prisão: "Eles querem me prender, mas não se prendem ideias, e Lula é uma ideia, a ideia de que o povo pode", disse o atual presidente durante a caravana “Lula pelo Brasil”, realizada em agosto de 2017.

:: Diretor do documentário "O Povo Pode?" fala sobre volta de Lula à presidência ::

Intercalando os bastidores da passagem de Lula pelo Nordeste e depoimentos de personagens da região, "O Povo Pode?" teve como objetivo responder o que o povo pode, quando e como pode. A websérie está disponível na íntegra no Youtube. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko