Rio Grande do Sul

Arte nas Ruas

Projeto Viva Elizabeth propõe rota turística de graffiti em Porto Alegre e seleciona artistas

Inscrições estão abertas para artistas que queiram produzir as artes no bairro Sarandí, onde acontecerá passeio guiado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Projeto propõe uma rota turística de graffiti pelo bairro Sarandi, desenvolvendo pontos turísticos neste ponto da periferia da cidade, potencializando a arte, cultura e economia local - Reprodução

O projeto “Viva Elizabeth - Diálogos que transformam a vila” vai levar a proposta de colorir muros para o bairro Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre. Trata-se de uma ação em conjunto do Coletivo Abrigo e da Conceito Arte, duas organizações sociais que atendem o público da Vila Elizabeth e que receberam recursos do Edital Territórios Criativos do governo do RS. Todos os membros da coordenação do projeto são nascidos na Vila Elizabeth e mantém vínculos com a comunidade até hoje.

Inspirado na Comuna 13 (Medellín/Colômbia), e no Beco do Batman em São Paulo, o projeto propõe uma rota turística de graffiti pelo bairro Sarandi, desenvolvendo pontos turísticos neste ponto da periferia da cidade, potencializando a arte, cultura e economia local. Além das intervenções artísticas, também serão desenvolvidas com o público local capacitações para passeios guiados e a criação de uma horta comunitária.

Nessa fase inicial, o projeto está lançando uma chamada pública para a contratação de artistas para integrarem a rota de graffiti, que se inicia na Praça Oliveira Rolim e finaliza num beco entre as ruas Pedro Moretto e Elias José Fermino. Serão aproximadamente 30 artistas selecionados.

Para se inscrever basta acessar o site do Coletivo Viva. Os artistas interessados em participar do projeto devem preencher o formulário e anexar um portfólio. As inscrições vão até 2 de março. Demais dúvidas pelo e-mail [email protected].


Serão aproximadamente 1,7km de rota turística, com previsão de 20 painéis e muros grafitados ao longo de todo o trajeto, que percorre a vila fazendo o mesmo itinerário da linha de ônibus 613 / Reprodução

A rota será de aproximadamente 1,7km, com previsão de 20 painéis e muros grafitados ao longo de todo o trajeto, que percorre a vila fazendo o mesmo itinerário da linha de ônibus 613.

A visita guiada tem previsão para durar entre 40 minutos e 60 minutos e passa por pontos importantes como a ocupação cultural Conceito Arte, a Paróquia Santa Catarina, os serviços públicos como a Unidade de Saúde, CRAS, CREAS e Conselho Tutelar, além dos principais comércios locais e avenidas


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira