Rio Grande do Sul

IMUNIZAÇÃO

Porto Alegre inicia vacinação contra covid-19 com imunizantes de segunda geração

Aplicação começa em residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos em todo o RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Municípios gaúchos receberam a primeira remessa de vacinas bivalentes conta covid-19 - Foto: Patrícia Coelho / SMS / PMPA

A vacinação contra covid-19 com a vacina bivalente inicia nesta terça-feira (14) em Porto Alegre. A primeira remessa do imunizante da Pfizer, com 4.512 doses, foi recebido nesta segunda (13) e será aplicada em residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI). O Asilo Padre Cacique será o primeiro local a receber as equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

O público estimado neste grupo de residentes e trabalhadores de ILPI é de 8,4 mil pessoas na capital gaúcha. A Prefeitura informa que o atendimento dos públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde (MS) será realizado de forma sequencial, mediante recebimento de doses da vacina.

Os municípios gaúchos começaram a receber o primeiro lote de 32,4 mil doses enviado ao estado da vacina bivalente na última sexta-feira (10). Esse tipo de imunizante conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. 

Vacinação de demais públicos na Capital

Prossegue normalmente a vacinação para os demais públicos, com os imunizantes de primeira geração. Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos podem receber as vacina. A aplicação para este público ocorre na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza.

O esquema vacinal para este grupo é em três doses: a segunda 28 dias (quatro semanas) após a primeira e a terceira oito semanas após a segunda. A ampliação do público ocorre após a chegada de nova remessa de doses pela Secretaria Estadual da Saúde.

Para crianças e adultos, a vacinação será mantida em diferentes locais. A primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será aplicada na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. Nos mesmos locais, também será aplicada a segunda dose. Crianças entre 3 e 4 anos vacinadas com a Coronavac - que receberam a segunda dose há, pelo menos, quatro meses - podem ter acesso à terceira dose nos mesmos locais.

Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em nove unidades de saúde, com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, Santa Marta, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais.

Adultos - A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 37 locais: Shopping João Pessoa (até as 17h) e em 36 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Reforço - A quarta dose está disponível para pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da fabricante aplicada anteriormente.

A Prefeitura disponibilizou uma página com as informações sobre locais de vacinação.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira