Rio Grande do Sul

AUDIOVISUAL

Websérie Vozes Negras Importam estreia segunda temporada nesta terça-feira (7)

Primeiro episódio apresenta o cantor, compositor, percussionista, poeta, cineasta, ator e performer Dona Conceição

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Dona Conceição traz sua mãe para mostrar a origem de sua relação com a arte - Foto: Tiago Trindade

A segunda temporada da websérie Vozes Negras Importam estreia nesta terça-feira (7), nos canais do projeto na internet. Dividida em oito episódios, a produção audiovisual apresentará a história e trajetória de cantores e cantoras negras do Rio Grande do Sul, com o objetivo de tratar de questões culturais, sociais e políticas, servindo como um registro histórico da arte negra produzida no estado.

O primeiro episódio, que vai ao ar neste dia 7 às 20h, apresenta o cantor, compositor, percussionista, poeta, cineasta, ator e performer Dona Conceição. Em um terreiro de Candomblé em Alvorada, o artista contou sua história e trouxe sua mãe, Dona Vera, e a Tia, Lia Mara, para mostrar a origem de sua relação com a arte.

Os próximos episódios contarão as histórias da cientista social, mestra e doutoranda em Sociologia, e militante social antirracista, Nina Fola; da artista e ativista Negra Jaque; da cantora, atriz, modelo e graduanda em fonoaldiologia Andréa Cavalheiro; da cantora, compositora e multi-instrumentista Dessa Ferreira; do cantor e compositor Gelson Oliveira; do músico e skatista Cachola; e da cantora Loma Pereira.

Todos os episódios, assim como o filme completo da primeira temporada, podem ser acompanhados no canal do projeto no Youtube e no site vozesnegrasimportam.com.br. A websérie posteriormente será compilada em um documentário, contando com tradução em libras.

O documentário conta com produção de Paulo Dionísio e direção de Tiago Trindade. O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Sedac, patrocínio da Sulgás e apoio da Baden Torrefação e do Espaço Marin.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira