Rio Grande do Sul

TEATRO DE RUA

Levanta Favela inicia circuito de apresentações e oficinas em seis bairros de Porto Alegre

Espetáculo "Maria, Suas Filhas e Seus Filhos" traz ao debate temas como maternidade solteira, êxodo rural e desigualdade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Espetáculo de rua narra a trajetória de uma família de retirantes ao longo dos anos - Foto: Ramiro Sanchez

O projeto Teatro de Rua Pra Resistir e Pra Lutar, iniciativa da Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA..., realiza, no mês de março, uma série de apresentações do espetáculo "Maria, Suas Filhas e Seus Filhos" e oficinas de teatro de rua em diferentes bairros de Porto Alegre. As atividades serão aos finais de semana nas comunidades do Arquipélago, Chapéu do Sol, Lami, Mário Quintana, Passo das Pedras e Pitinga.

As apresentações teatrais vão ocorrer nos dias 12, 19 e 26 de março e 2, 9 e 16 de abril, aos domingos. As oficinas serão ministradas nos dias 11, 18, e 25 de março e 1, 8 e 15 de abril, sempre aos sábados, com entrada franca. Interessados, a partir de 13 anos, podem se inscrever no local (confira endereços no final da matéria).

Escrita e dirigida pelo grupo Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA..., o texto é baseado na peça "Maria e seus Cinco Filhos", do dramaturgo catarinense João Siqueira. Com forte conteúdo de crítica social, a montagem busca promover reflexões sobre as desigualdades sociais e seu impacto no cotidiano das pessoas. No elenco estão Pâmela Bratz, Danielle Rosa, Ricardo Padilha, Merlin Morlos, Thomaz Rosa e Andrea Sparremberger.

O espetáculo teatral "Maria, Suas Filhas e Seus Filhos" é uma fábula brasileira moderna sobre a pobreza no Brasil. Mergulha no tema da maternidade solteira e das relações familiares. Maria foge do campo com suas filhas e seus filhos por não conseguir pagar o armazém e acaba trabalhando como lavadeira para sustentar a família, começando uma divertida história de sobrevivência no proletariado de Porto Alegre. A partir de um olhar socialista e libertário, cada uma das personagens aponta suas contradições e ideologias, questionando o sentido do êxodo rural, da marginalidade e da prostituição.

O estudo dramatúrgico passou por uma pesquisa de linguagem com base em improvisação teatral, estudos de Bertolt Brecht, teatro popular de Augusto Boal e a técnica do Teatro do Oprimido. Os figurinos têm como referência e inspiração tipos do Brasil, como lavadeiras, marginais, prostitutas e pedreiros. Músicas foram especialmente criadas para compor, de maneira orgânica, com a proposta dramatúrgica. A narrativa dramatúrgica se desenvolve não linearmente.

Nos seis meses que antecederam a estreia de "Maria, Suas Filhas e Seus Filhos", em Porto Alegre, o grupo realizou 80 ensaios, período em que aprofundou a pesquisa para construção do espetáculo, que se orientou pelos estudos do texto original de João Siqueira e seu universo dramatúrgico. Na peça, o autor mergulha no tema da maternidade solteira, das relações familiares, para questionar a sociedade atual.

O projeto é realizado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Fumproarte).

Redes Sociais do grupo: Instagram | Facebook

Locais do espetáculo

"Maria, Suas Filhas e Seus Filhos", nos dias 12, 19 e 26 de março e 2, 9 e 16 de abril, aos domingos, às 16h.

Na Ocupação Montepio (Avenida Protásio Alves, 10.970, Mário Quintana), na Praça México, Passo das Pedras, na Praça Salomão Pires,  Arquipélago, na Praça Inácio Antônio da Silva, Chapéu do Sol, na Rua Armando Pedro da Rosa, esquina com a Rua Walther Schneider, Pitinga, e na Orla (Avenida Beira Rio), 1.187, Lami).

Locais da oficina

Oficina de Teatro de Rua com a Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA..., com 25 vagas gratuitas, nos dias dias 11, 18 e 25 de março e 1, 8 e 15 de abril, sempre aos sábados, das 14h às 17h.

Na Ocupação Montepio (Avenida Protásio Alves, 10.970, Mário Quintana), no Centro Vida (Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132, Passo das Pedras), na Colônia de Pescadores Z5 (R. Nossa Sra. da Boa Viagem, 1.916, Arquipélago), na Associação Xavantes (Avenida Inácio Antônio da Silva, 638, Chapéu do Sol), na Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Armando Pedro da Rosa, 221, Pitinga) e na Associação Jardim Floresta (Rua A Loteamento Jardim Floresta, 69, Lami).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira