Rio Grande do Sul

LUTA ESTUDANTIL

Estudantes do Litoral Norte da UFRGS ocuparam prédio da antiga Colônia de Férias

Reivindicação é que o local se torne moradia estudantil; estudantes da região convivem com problema crônico de moradia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Estudantes da UFRGS Litoral Norte ocupam antiga Colônia de Férias da Instituição; prédio encontra-se desativado e reivindicação é pela criação de uma casa de estudantes - Reprodução

Estudantes ocupam o prédio da Colônia de Férias da UFRGS, localizada na cidade de Tramandaí, no Litoral Norte. A ocupação aconteceu nesta sexta-feira (10), em ato coordenado com a mobilização de estudantes na Capital durante a reunião do Conselho Superior da Universidade (Consun).

Segundo explica o estudante Raul Orcy, a ocupação está sendo realizada por uma união entre estudantes da UFRGS do Litoral Norte, de Porto Alegre, do Diretório Acadêmico da Biologia Marinha e do DCE. Atualmente, conta com o apoio de alguns professores, da direção de alguns cursos e de sindicatos.

"No Campus Litoral Norte e no Ceclimar, que fazem parte da UFRGS Litoral Norte, nós não temos uma moradia estudantil e não há edital de auxílio moradia desde antes da pandemia", explica.


Os estudantes da região convivem com um problema crônico relacionado à moradia / Reprodução

Os estudantes da região convivem com um problema crônico relacionado à moradia. Raul explica que esse auxílio é de R$ 450, o que não garante o pagamento de aluguéis, muito menos no litoral, quando as moradias ficam supervalorizadas no verão.

A reitoria da UFRGS pediu a reintegração de posse do local, que deveria ocorrer ainda no sábado (11), porém, foi adiada para a segunda-feira (13). Em reunião de mediação realizada na sexta (10), os estudantes tentaram a possibilidade de retirada da reintegração de posse, para abrir a negociação. A vice reitora, Patrícia Pranke, conduziu a reunião online e menteve o pedido de reintegração. Nesse momento, a deputada estadual Laura Sito (PT) relata estar no local para acompanhar a reintegração de posse.

O local que é reinvidicado pelos estudantes encontra-se parcialmente desativado, com parte de sua estrutura entregue à um centro de inovação gerido pela iniciativa privada.

A  reportagem enviou mensagem à assessoria da Reitoria da Universidade, mas não recebeu retorno. Assim que for enviada a posição, será incluída na matéria.

Para colaborar com os estudantes, pode ser feita doação através do PIX: [email protected]


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko