Rio Grande do Sul

Vida das Mulheres

Entidade promove debate sobre machismo e violência contra mulheres nesta sexta-feira (17)

Documentário “Olha pra elas”, de Tatiana Sager e Renato Dornelles, será exibido no evento que terá transmissão online

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) promove evento nesta sexta-feira (17) em formato híbrido - Foto: Thiago Silveira de Oliveira - Ascom DPE/RS

A Defensoria Pública do Estado (DPE/RS), através do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM) e do Núcleo de Defesa em Execução Penal (NUDEP), realiza em Porto Alegre, nesta sexta-feira (17), um evento para debater machismo estrutural e as dificuldades que são encontradas pelas mulheres para denunciar violências. Também será exibido o documentário “Olha pra elas”, de Tatiana Sager e Renato Dornelles.

O evento terá como painelistas a psicóloga clínica, especialista em terapia cognitivo-comportamental e terapeuta do Esquema (TE), Victoria Mazzola Schünemann e a conselheira diretora da Themis, professora Dra. Carmen Hein de Campos. A mediação será da Dra. em Psicologia Clínica pela USP e assessora DPE/RS, Lizana Dallazen.

Além delas, também haverá falas das psicólogas da Defensoria, Letícia Souza Mello e Simone Cruz, que atendem diariamente vítimas de violência doméstica na instituição.

No encontro, será exibido ainda o documentário “Olha pra elas”, que mostra a rotina de quatro mulheres que vivem o drama do cárcere e a separação dos filhos, os quais esperam dela o sustento familiar. O filme mostra como a privação de liberdade feminina, em efeito cascata, pode construir um círculo vicioso de danos que atingem a sua família e sociedade. O longa-metragem possui direção de Tatiana Sager e Renato Dornelles.

O encontro ocorre de forma presencial, das 14h às 18h, na rua Múcio Teixeira, 110, bairro Menino Deus, em Porto Alegre, para convidados e agentes que atuam na área. Ele também poderá ser acompanhado de forma online neste link. Interessados em participar, devem preencher o seguinte formulário (clique aqui)

“Mulheres (In)visíveis: direitos e cidadania das mulheres privadas de liberdade e egressas"

Já nesta quinta-feira (16), ocorre o debate “Mulheres (In)visíveis: direitos e cidadania das mulheres privadas de liberdade e egressas". O evento é realizado pelo Comitê Estadual de Políticas Públicas às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas, através da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, em parceria com a Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça do RS. 

O evento será no Auditório do Ministério Público do RS (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – Praia de Belas, Porto Alegre), das 10h às 16h, e contará com palestras acerca do tema, apresentações culturais e depoimentos de apenadas, que falarão um pouco sobre a sua experiência no sistema prisional.

Programação:

10h - Mesa de abertura com a presença de autoridades

10h30 - 11h15 – Palestra sobre direitos das mulheres
Palestrante: Raquel Fabiana Lopes Sparemberger, advogada, pesquisadora, pós-doutora em Direito e professora da Fundação Escola Superior do Ministério Público e da Universidade Federal do Rio Grande

11h15 - 12h – Apresentação sobre o Comitê EmFrente, Mulher
Palestrante: Giovana Foppa

12h00 – 13h30 – Intervalo

13h30 – 14h30 – Apresentação sobre a Cartilha Pré-Natal às Mulheres Privadas de Liberdade
Palestrante: Renata Dotta, coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria Estadual da Saúde.

14h30 – 15h – Depoimentos de mulheres egressas e privadas de liberdade

15h-16h – Apresentação cultural do Sarau Capitu e Outras Mulheres

16h – Coffee-break de encerramento elaborado com mão de obra prisional

A inscrição pode ser realizada através deste link

*As informações são da ASCOM DPE/RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira