Rio Grande do Sul

MODA AGROECOLÓGICA

Justa Trama lança nova coleção em desfile neste sábado (25) em Porto Alegre

O evento inicia às 15h e contará também com venda das peças da cooperativa em loja especial no Espaço Amelie

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Coleção Florada traz peças bordadas com flores das plantas consorciadas das plantações agroecológicas do algodão usado pela marca - Foto: Samuel Gambohan

A Justa Trama, empreendimento da economia solidária que faz moda orgânica, apresenta sua nova coleção, Florada, neste sábado (25). São peças bordadas com as flores das plantas consorciadas das plantações agroecológicas do algodão usado pela marca. Flores de gergelim, feijão e melancia inspiram os bordados exclusivos das blusas, vestidos e macacões da coleção a ser apresentada no desfile, além de uma loja temporária com a venda das peças direto da passarela.

A atividade será na Praça João Paulo I, no bairro Santana, em frente ao Espaço Amelie (Rua Vieira de Castro, 439, Porto Alegre), às 15h. No desfile também serão apresentados os lançamentos de vestidos e jardineiras estampados, além de outros clássicos da marca nas tradicionais cores naturais do algodão, natural, marrom e rubi.

As roupas são produzidas pela cooperativa Univens, formada por mulheres do bairro Sarandi, em Porto Alegre, e por conexões com a cadeia produtiva com elos em outros quatro estados.

“Tudo se conecta”

O cultivo agroecológico usa a combinação harmonizada com outras plantas que ajudam a manter o solo fértil, atraem insetos benéficos e produzem flores que dão um toque especial à paisagem da plantação.

"Essa coleção marca um momento importante da Justa Trama por trazer tudo se conecta, nada é isolado, nada está solto. Ao mesmo tempo em que aflora o algodão, que se transforma em pluma, ao lado cresce feijão, gergelim, melancia. Esse algodão que veste as pessoas de maneira agroecológica e saudável, também vem abraçado ao alimento. Quando olhamos para uma roupa ela tem muito sentido vinculado a ela. Quando se olha a vida por inteiro, isso é sustentabilidade na raiz", observa a criadora da marca e coordenadora da Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos (Univens), Nelsa Nespolo.  

O empreendimento promove a economia solidária e utiliza algodão agroecológico produzido de forma sustentável por uma rede de mais de 600 associados. As novas estampas são desenvolvidas pela parceira Coopertextil, de Minas Gerais, um dos parceiros da marca espalhados pelo Brasil.

A Justa Trama é referência no país e no mundo em moda ética e sustentável, conhecida pela qualidade, conforto e estilo atemporal de suas peças e pelo compromisso com o trabalho justo, a preservação ambiental e a construção da cidadania.


Também serão apresentados os lançamentos de vestidos e jardineiras estampados / Foto: Samuel Gambohan

A coordenação e styling do desfile será feito pela diretora criativa Gabriela Casartelli, da Kura, com o apoio de toda equipe da Justa Trama e do Espaço Amelie. No casting, mulheres parceiras da Justa Trama, convidadas da comunidade que vestem os modelos que vão de batas, blusas, saias, macacões e vestidos.

Direto de quem faz para quem usa

Após o desfile o público pode conferir a loja temporária da Justa Trama que funcionará das 15h às 18h, no próprio Espaço Amelie, disponibilizando as peças para venda no local. A produção é vendida diretamente pelas costureiras que desenvolvem as peças e o interessado por conhecer de perto a história da Justa Trama.

A roupa agroecológica, por ser livre de substâncias químicas nocivas e pesticidas, é uma excelente escolha para quem se preocupa, não só com a sua saúde, mas também com o meio ambiente e o trabalho justo. "Ao escolher roupas agroecológicas, estamos contribuindo para a preservação da natureza e para a promoção de práticas sustentáveis na produção têxtil. Ao optar por vestimentas produzidas de forma ética e sustentável, estamos ajudando a construir um mundo mais justo e equilibrado para todos os envolvidos no processo produtivo", completa Nespolo.

Este desfile é o segundo da marca promovido pelo Espaço Amelie. O primeiro ocorreu em 15 de outubro de 2022, quando as próprias costureiras vestiram a coleção primavera/verão apresentada sob o caramanchão da praça em frente ao Amelie. E querem repetir o sucesso da atividade que promove a visibilidade e venda da produção.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira