Rio Grande do Sul

AUDIOVISUAL

Sessões gratuitas marcam retomada do Festival de Cinema de Três Passos

O tradicional Cine Globo abre sua sala de projeção para estudantes e comunidade nesta terça (21) e quarta (22)

Brasil de Fato | Três Passos (RS) |
Tradicional sala de projeção do Cine Globo abre as portas para iniciar os trabalhos em direção à 6ª edição do Festival de Cinema de Três Passos - Carlos Grün

A cidade de Três Passos, região Noroeste do RS, inicia mais uma jornada cinematográfica nesta terça (21) e quarta (22) com o lançamento da 6ª edição do seu tradicional Festival de Cinema. O local não poderia ser mais apropriado: a sala de exibição do Cine Globo, dos pouquíssimos empreendimentos "de calçada" que seguem resistindo no estado. Para demarcar o lançamento serão realizadas quatro sessões gratuitas de cinema, destinadas ao público estudantil e à comunidade em geral.

Na tela grande os participantes das sessões vão apreciar filmes curta-metragem produzidos em Três Passos e região, por escolas e pessoas da comunidade, premiados em edições anteriores do festival, significando memórias, sentimentos e a alegria do reencontro. Conforme expressam os organizadores, "o intuito é valorizar produções que compõe a caminhada histórica de dez anos do trabalho iniciado em 2013, que, além de exibir, divulgar e premiar filmes curta-metragem contemporâneos, reafirma o propósito de realizar ações voltadas ao cultivo da diversidade cultural e ao enraizamento do fazer audiovisual, visando a formação de novas plateias e produtores".


Festival de Cinema de Três Passos fomenta a formação de plateia e realizadores no noroeste gaúcho / Foto: Carlos Grün

Festival ocorre em novembro

A programação marca a retomada dos trabalhos de organização e realização da 6ª Edição do Festival de Cinema de Três Passos, previsto para acontecer de 7 a 11 de novembro de 2023, mantendo características históricas que viabilizam a sua efetivação: voluntariado, envolvimento da comunidade, empresas, instituições e participação do setor educacional.

As sessões tem acesso gratuito e serão realizadas no turno da manhã, as 8h30, para professores e estudantes a partir do 7º Ano. À noite, às 20h, as portas da sala de exibição serão abertas para receber a comunidade em geral. Após cada sessão serão realizados debates abordando os filmes exibidos, o fazer audiovisual e os desafios da realização do festival.

O Festival de Cinema de Três passos é realizado pelo Movimento Pró-Arte, Prefeitura Municipal e Casa da Cultura Orestes Luiz Colombo, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores. Fazem parte ainda do grupo de apoiadores locais e regionais a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e 21ª Coordenadoria Regional de Educação.

*Com informações do Movimento Pró-Arte e jornalista Juarez Braga Zamberlan


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira