Rio Grande do Sul

MUDANÇA

Edegar Pretto é nomeado novo presidente da Conab

Ex-deputado gaúcho assume a estatal com o compromisso de reduzir o preço dos alimentos e apoiar a agricultura familiar

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pretto foi convidado a assumir o posto pelo presidente Lula e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira - Foto: Marcelo Ferreira

O ex-deputado do Rio Grande do Sul Edegar Pretto (PT) foi nomeado presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta terça-feira (22), quando foi eleita a nova diretoria executiva da estatal. Pretto foi convidado pelo presidente Lula e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, ainda em janeiro, a assumir o posto e já vinha acompanhando atividades da Conab e do MDA.

Ao assinar o termo de nomeação, Edegar Pretto destacou a responsabilidade de comandar a maior companhia de abastecimento da América Latina. Lembrou que a Conab tem quase 3,5 mil servidores e está presente em todos os estados do país através das suas superintendências regionais, inclusive no Distrito Federal.

Pretto agradeceu ao presidente Lula pela delegação da “grandiosa tarefa de colocar em prática um dos seus maiores compromissos, que é garantir viabilidade econômica a todos os agricultores do Brasil que optarem por produzir comida”. Anunciou que nesta quarta-feira (22) já estará na comitiva que desembarca em Pernambuco para o lançamento do novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que terá um investimento de R$ 500 milhões para todo o país.

Em suas manifestações recentes, o novo presidente da Conab anunciou que a estatal vai passar por uma reformulação, numa retomada das políticas públicas direcionadas aos agricultores familiares pelo governo Lula. Segundo ele, sua prioridade enquanto presidente da Conab será garantir a assentados, agricultores familiares, indígenas, quilombolas e a todos os que produzem alimentos que o governo será seu maior cliente.

:: 'A grande meta é garantir renda ao agricultor e levar comida onde ela falta' ::

“Queremos voltar a formar estoque público, intervir, enfrentar a inflação dos alimentos e garantir comida boa para quem passa necessidade, que não são poucos. São 33 milhões de brasileiros que dormem e acordam com fome todo o santo dia. É a grande meta: levar comida onde está faltando na mesa, garantir para o agricultor renda e dignidade, para a gente ter mais oferta de alimentos e baixar o preço na prateleira dos supermercados”, disse Pretto recentemente em entrevista ao Brasil de Fato RS.

Graduado em Gestão Pública, o novo presidente foi deputado estadual pelo Rio Grande do Sul nas três últimas legislaturas e presidiu a Assembleia Legislativa. Seu trabalho sempre priorizou a produção de alimentos, com especial atenção para o setor da agricultura familiar. Tem ligação com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST).

Entre os projetos desenvolvidos durante sua atuação como deputado estadual, Edegar foi o propositor do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), que permite que as agroindústrias familiares comercializem seus produtos de origem animal em todo o território gaúcho, gerando mais postos de trabalho e renda para as famílias locais.

Nas eleições de 2022, concorreu a governador do Rio Grande do Sul e não foi ao segundo turno por uma diferença de 2.441 votos.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira