Rio Grande do Sul

Memória e Luta

Inauguração do Acervo Professor Enrique Serra Padrós acontece em Pelotas no dia 31 de março

Professor cedeu ao Instituto de Estudos Políticos Mário Alves sua biblioteca, agora disponível para consulta pública

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Enrique Serra Padrós foi professor do Departamento de História da UFRGS e um dos mais importantes pesquisadores sobre as ditaduras do Cone Sul - Reprodução: IMA

O Instituto de Estudos Políticos Mário Alves (IMA), sediado em Pelotas (RS), convida para para a inauguração do Acervo Professor Enrique Serra Padrós, que será realizada na última sexta-feira de março, dia 31, às 17h30, na sede do IMA (Rua Coronel Alberto Rosa, 164).

Redes sociais do IMA: Facebook / Instagram.

Falecido em 2021, Padrós foi professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes pesquisadores sobre as ditaduras do Cone Sul e o terrorismo de estado que assolou a região.

Ao longo de sua trajetória, constituiu uma valiosa biblioteca acerca de temáticas vinculadas à história do tempo presente, além de coleções de revistas publicadas em diferentes países da América Latina e documentos oriundos de suas pesquisas.

Parceiro do IMA por mais de duas décadas, o professor cedeu ao instituto seu acervo, que será disponibilizado para consulta pública. Segundo a equipe do IMA, além do acervo, que passa a ser salvaguardado, Padrós deixou um legado de esperança e coragem.

A inauguração será realizada no dia que marca os 59 anos do golpe civil-militar de 1964 no Brasil e ocorre durante as atividades da XXVI Jornada de Ensino de História e Educação.

A jornada deste ano tem o tema “Devolver alegria ao futuro: ensino de História, lutas sociais e direitos humanos. Um tributo à militância e às convicções do professor Enrique Serra Padrós", promovida pelo GT Ensino de História e Educação da ANPUH-RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira