Rio Grande do Sul

MUNDO SINDICAL

Congresso da UGT-RS terá presenças do presidente nacional da central e do presidente do TRT-4

Evento que elege nova diretoria, nesta terça-feira (28) em Porto Alegre, vai contar com atividades de formação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Resgate da dignidade de trabalhadores explorados e em condições análogas à escravidão e a possível ação estatal e sindical será um dos temas do congresso - Foto: Divulgação UGT

A União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS) promove o 5º Congresso Estadual Ordinário, nesta terça-feira (28), em Porto Alegre. Sob o lema "A UGT no caminho da sustentabilidade econômica, ambiental e social", a atividade que vai eleger a nova direção executiva estadual e o conselho fiscal da entidade terá formações sobre temas em destaque no mundo sindical, como a importância da Justiça do Trabalho e o papel dos sindicatos na defesa da dignidade dos trabalhadores.

Confirmaram presença no congresso, conforme conta o presidente da UGT-RS, Norton Jubelli, o novo Superintendente Regional do Trabalho (SRT) e ex-presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e a suplente do senador Paulo Paim (PT), Cleonice Back, que será sua representante no ato.

Também vão comparecer ao evento o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, que preside o Sindicato dos Comerciários de São Paulo; e o desembargador Francisco Rossal de Araújo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), que defenderá a Justiça do Trabalho frente à ameaça de PEC que pretende extinguir o Ministério Público do Trabalho (MPT) e as varas trabalhistas.

O 5º Congresso Estadual Ordinário da UGT-RS será realizado nas dependências do Hotel do SESC, localizado na Av. Protásio Alves, 6220, em Porto Alegre.

Programação completa

9h30 – Formação da mesa de abertura e palestra com o Desembargador Francisco Rossal de Araújo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), que falará sobre "A importância da defesa da Justiça do Trabalho como última trincheira de defesa dos direitos dos trabalhadores".

10h30 – Vânius Corte – auditor fiscal do Trabalho e gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Caxias do Sul (RS) - apresentará a palestra "Resgate da dignidade de trabalhadores explorados e em condições análogas à escravidão e a possível ação estatal e sindical".

12h15 – Ricardo Patah – presidente nacional da UGT - vai palestrar sobre o tema "Valorização e fortalecimento da negociação coletiva e atualização do sistema sindical brasileiro"

13h30 – Encerramento da primeira parte e abertura do prazo de inscrição de chapas.

14h30 – Eleição da direção executiva estadual e conselho fiscal da UGT-RS, leitura da nominata eleita, apresentação de proposições, moções, encaminhamentos que a delegação apresentará no 5° Congresso da UGT Nacional, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de maio, na cidade de São Paulo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira