Distrito Federal

MEMÓRIA E LUTA

Ato simbólico e em memória contra a ditadura acontece amanhã em Taguatinga

Com o lema “Ditadura nunca mais! Democracia sempre!”, ato relembra os 59 anos do golpe militar

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Após 59 anos de golpe e 4 anos de governo Bolsonaro, que exaltava a ditadura e seus militares, ato acontecerá na Praça do Relógio em memória do difícil período e em celebração pela democracia. - Reprodução/Arquivo Nacional

Para relembrar o golpe militar ocorrido em 1964 e celebrar a democracia, o Partido dos Trabalhos de Taguatinga realizará nesta sexta-feira (31) o ato simbólico com o lema  “Ditadura nunca mais! Democracia sempre!”. A partir das 17h, o encontro acontecerá na Praça do Relógio em Taguatinga.

Pedro Lacerda, presidente do Partido dos Trabalhadores de Taguatinga explica a importância de relembrar a data. 

“O ato quer relembrar ao povo de Taguatinga o que foi a ditadura militar.  As mazelas que aconteceram naquele período e que têm reflexos até o presente momento. A democracia deve ser um valor caro a todos os brasileiros, valor inegociável. O presidente anterior elogiava aquele período tenebroso da nossa história e tinha como ídolo um torturador, este fato deve ser inaceitável num regime democrático. A não punição deste discurso é causa das tentativas de ataques à democracia. É imperativo que a democracia aprenda a se defender”, afirma. 

Durante o período da ditadura militar, o Brasil enfrentou 21 anos de censura, prisões arbitrárias, torturas, inflação e corrupção. Por meio de Atos Institucionais, decretos com poder de Constituição, os militares e ditadores silenciavam a população brasileira. Nos últimos quatro anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que exaltava o golpe e os militares, o Brasil se viu necessitado de relembrar e proteger sua história. 

“A sociedade tem que criar meios que inibam as tentativas antidemocráticas como as que ocorreram no 8 de janeiro deste ano. E o meio de maior eficácia é a punição aos que cometeram, organizaram e financiaram aqueles atos, só assim que conseguiremos restringir essas tentativas. Ao lado disso, precisamos criar uma cultura democrática com a promoção dos valores democráticos: liberdade, respeito à diversidade, justiça igualitária, diminuição das desigualdades sociais, eliminação da extrema pobreza, etc. O convite para o ato é a todos e todas que queiram relembrar aquele terrível período e que defendam os valores de uma sociedade democrática”, conclui Pedro Lacerda.

Ato Simbólico Ditadura Nunca Mais! Democracia Sempre!

Sexta-feira (31/03), às 17h

Praça do Relógio, Taguatinga

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino