Rio Grande do Sul

CINEMA FANSTÁSTICO

Sessões musicadas marcam início da 19ª edição do Fantaspoa nesta quinta-feira (13) na Capital

Programação com 172 filmes segue até 30 de abril na Cinemateca Capitólio, CCMQ, Sala Redenção e Instituto Ling

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Trecho de "Aberração", um dos 172 títulos selecionados do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2023 - Foto: Divulgação

Considerado o maior festival de gênero fantástico da América Latina, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2023 (Fantaspoa) estreia sua 19ª edição, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (13). Ao longo do mês, o Fantaspoa apresenta 172 títulos, entre curtas e longas-metragens, a grande maioria inédita no Brasil.

A programação deste ano terá sua abertura marcada por duas sessões musicadas do clássico “O Corcunda de Notre Dame”, de Wallace Worsley, pelo violonista argentino Germán Suane. Ambas as sessões serão no Instituto Ling, às 17h30 e às 20h15 desta quinta-feira.

O Fantaspoa neste ano é dividido em oito diferentes programas, com seus respectivos prêmios. Os curta-metragens se dividem em curtas nacionais, curtas de animação internacionais e curtas live-action internacionais. Os longas-metragens se dividem entre especiais, e as competições internacional, brasileira, ibero-americana e a inédita “Low Budgets, Great Films”.

Além da exibição dos filmes, o festival apresenta um total de sete palestras e três festas. As duas primeiras festas serão no Caos Bar, localizado na Rua João Alfredo, na Cidade Baixa, coração boêmio de Porto Alegre: de abertura, no dia 15 de abril, com um baile de máscaras; e shows das bandas Sthomia e da argentina Pasco 637 no dia 21 de abril.

A festa de encerramento será no dia 29 de abril, iniciando com um concurso de Fantasias no Instituto Ling e se estendendo para a já tradicional festa à fantasia no Barco Cisne Branco. As palestras serão todas gratuitas e ministradas no Instituto Ling. 

Programação de filmes segue até o dia 30 de abril na Cinemateca Capitólio, Casa de Cultura Mário Quintana, Sala Redenção e Instituto Ling.

Filmes mais esperados


"As Bestas" é dirigido por Rodrigo Sorogoyen / Divulgação

Na programação do festival, o público encontrará expoentes do cinema de gênero fantástico, muitas dos quais ganharam reconhecimento em festivais internacionais. Um exemplo é o espanhol “As Bestas”, dirigido por Rodrigo Sorogoyen - nomeado ao Oscar 2019 na categoria de Melhor Curta-metragem por “Madre”- e vencedor de incríveis nove prêmios Goya, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. O filme é protagonizado pelo francês Denis Menochet, conhecido por sua impressionante participação na cena inicial de “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino.

Também da Espanha virá a primeira exibição pública na América Latina de “Irati”, grande produção de fantasia dirigida pelo basco Paul Urkijo Alijo e aclamada pelo mestre do cinema espanhol, Álex de La Iglesia, como o melhor filme do ano.

Outros títulos celebrados no circuito internacional de festivais são “A Tartaruga de Pedra”, consagrado com o Prêmio da Crítica no Festival de Locarno; e “Megalomaniac”, premiado como Melhor Filme nos importantes festivais Fantasia e Fantasporto.


Animação nacional é um dos destaques / Divulgação

Na leva de títulos nacionais, um dos destaques é “A Lasanha Assassina: o Ataque das Massas”, animação dirigida por Ale McHaddo e com vozes de Leandro Hassum, Monique Alfradique, Maurício Manfrini e Luciana Paes. O longa-metragem ainda conta com a participação de José Mojica Marins em um de seus últimos trabalhos.

Mais destaques da programação

“Villain” curta-metragem de fantasia medieval protagonizado por Bella Ramsey, uma das atrizes de maior destaque atualmente, após sua atuação como Ellie no seriado “The Last of Us”. O filme fará no Fantaspoa a sua primeira exibição mundial.

A presença de filmes realizados por um longo período de tempo: “Kick Me”, “Abruptio” e “Jardim Lunar” levaram, respectivamente, dez, sete e seis anos para serem realizados. Enquanto Kick Me é um filme live action, Abruptio é o primeiro longa filmado com marionetes em tamanho real e Jardim Lunar mescla animação e filmagens em 35mm, criando um clima sombrio para uma espécie de um terrível conto de fadas.

“Brooklyn 45” e “Molli e Max no Futuro”, dois filmes recém saídos das suas premières mundiais no grandioso South by Southwest (SXSW). “Brooklyn 45” é dirigido por Ted Geoghegan e é o terceiro longa-metragem do diretor no Fantaspoa. “Molli e Max no Futuro”, filme de estreia de Michael Lukk Litwak, teve todas as suas exibições esgotadas no SXSW e é uma comédia romântica que remete a “Harry e Sally”, porém passado ao longo de diferentes planetas e décadas.

“Soft & Quiet”, filme em plano-sequência que aborda o neonazismo e a xenofobia em uma pequena comunidade norte-americana e que rendeu à filha de brasileiro, Beth de Araújo, a indicação ao prêmio de Direção Revelação nos Gotham Awards.

“Secadores”, longa-metragem espanhol da cineasta Rocío Mesa, que conta com efeitos visuais por David Martí e Montse Ribé, dupla vencedora do Oscar por seu trabalho no clássico “O Labirinto do Fauno”, de Guillermo del Toro.

A presença de dois longas dirigidos por filhos de ícones do cinema: “Festa Apocalíptica", divertida produção polonesa sobre zumbis e arruaça juvenil, assinada por Xawery Żuławski, filho do histórico cineasta Andrzej Żuławski e “Próxima Saída”, longa de estreia de Mali Elfman, filha do músico Danny Elfman, responsável por diversas trilhas sonoras de filmes de Tim Burton.

A presença da família Elfman não para por aí. O diretor Richard Elfman, irmão de Danny e criador da lendária banda Oingo Boingo, estará no Fantaspoa para a première mundial do seu longa “Bridget Sangrenta”, que abrirá o já tradicional Madrugadão Fantaspoa. Na sequência, será exibida a versão restaurada do principal longa-metragem da carreira de Richard: o classico cult “Forbidden Zone”, que será exibido na versão Director’s Cut.

“Terceira Guerra Mundial”, drama iraniano vencedor de prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator no Festival de Veneza, e indicado pelo Irã como seu representante à vaga na competição de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2023.

“Minore”: premiére mundial que encerra o festival, é o terceiro longa-metragem do diretor grego Konstantinos Koutsoliotas. Produzido pela norte-americana Elizabeth Schuch, foi filmado inteiramente na Grécia e conta com muita música, dança e monstros lovecraftianos. O filme é uma coprodução da Fantaspoa Produções.

O retorno de velhos conhecidos: além de Konstantinos Koutsoliotas, Elizabeth Schuch e Paul Urkijo, outros diretores que voltam com suas novas realizações são Caye Casas (“A Mesa da Sala de Jantar”), Fabian Forte (“Jogo de Bruxas”) e Sadrac González-Perellón (“A Incrível Elisa”) - além de Yoshihiro Nishimura (“Onimanji”) e Jesse Thomas Cook (“Cult Hero”).

Um dos filmes mais assistidos no mundo em 2020, o espanhol “O Poço” estará em peso nesta edição. O longa-metragem terá uma exibição especial no dia 28, com direito a debate com a presença do roteirista Pedro Rivero. Além disso, os protagonistas Ivan Massagué e Zorion Eguileor estrelam outros longas-metragens da seleção: “A Incrível Elisa” e “Velhos”, respectivamente.

Palestras

A Necessidade da Dança e da Música no Cinema Contemporâneo - com Axel Ranisch (15/04, 16h)

De Sam Peckinpah a John Wick - A Evolução do Cinema de Ação - palestra com Nicanor Loreti no dia 18 de abril, às 16h.

Fabián Forte e a Experiência na Realização de Filmes - palestra com Fabián Forte no dia 19 de abril, às 16h.

A História do Cinema de Ação Através da Obra de Mark L. Lester (1972 - 2014) - palestra com Mark L. Lester, no dia 25 de abril, às 16h.

Introdução ao Storyboard - palestra com Elizabeth Schuch, no dia 26 de abril, às 16h.

O Humor Ácido e os Limites da Comédia no Cinema - palestra com Caye Casas, no dia 27 de abril, às 16h.

Why not... Write that. Ferramentas de Roteiro e Narrativa Cinematográfica - palestra com Pedro Rivero, no dia 28 de abril, às 16h.

A reserva de lugares para as palestras já está disponível através do site do Instituto Ling: https://institutoling.org.br/agenda-cultural

A programação completa do festival está disponível no site do festival: www.fantaspoa.com


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira