Rio Grande do Sul

CINEMA

Documentário 'O alerta do gesto: a cassação de Maria Tereza Capra' tem pré-estreia em São Paulo

O documentário produzido e dirigido pelo cineasta Carlos Pronzato será lançado em diversos estados do país

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pré-lançamento do documentário “O alerta do gesto – A cassação de Maria Tereza Capra" será nesta quarta-feira (19) - Divulgação

“O alerta do gesto: a cassação de Maria Tereza Capra”, documentário produzido pelo cineasta e escritor argentino/brasileiro Carlos Pronzato, terá seu pré-lançamento nesta quarta-feira (19), às 15h, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (Rua Rego Freitas, 530, República).

:: Carlos Pronzato, um cineasta das lutas sociais da América Latina ::

Segundo Pronzato, o filme narra a cassação do mandato da vereadora Maria Tereza Capra (PT), no município de São Miguel do Oeste, cidade do interior catarinense, em sessão na Câmara de Vereadores que iniciou na noite do dia 3 de fevereiro de 2023.

Maria Tereza Capra (PT) questionou o gesto em apologia ao nazismo praticado por centenas de pessoas no dia 2 de novembro de 2022, em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (quartel) da cidade. Em um vídeo publicado nas suas redes sociais, a então vereadora refletiu naquele momento sobre os impactos do gesto e a estética representada, a qual fere a memória das pessoas que foram assassinadas no Holocausto.

:: 'A violência política tem gênero', diz vereadora cassada em SC por denunciar saudação nazista ::

Mesmo que a repercussão do gesto tenha se tornado pauta na imprensa internacional por meio de fotografias e vídeos divulgados pelas pessoas que estavam no ato, Maria Tereza foi responsabilizada por fazer com que São Miguel do Oeste se tornasse mundialmente conhecida como uma cidade nazista e por isso, teve o mandato de vereadora cassado além de receber diversas ameaças de morte, o que fez com que ela saísse da cidade por mais de 120 dias.

Advogada há 26 anos, Maria Tereza foi eleita vereadora pelo Partido dos Trabalhadores em São Miguel do Oeste/SC por três mandatos. É a única mulher petista reeleita duas vezes. Também foi secretária de Cultura (2010-2012).

* Com informações de Claudia Weinman – Jornalista/afrontejornalismo.com.br


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko