Rio Grande do Sul

NEGOCIAÇÃO

MAB apresenta pauta dos atingidos em audiência com o prefeito de Erechim

Participaram da reunião a coordenação municipal do movimento e lideranças de comunidades atingidas pelas barragens

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Para o MAB/RS, as reuniões com a prefeitura de Erechim foram de grande importância para abrir um canal de diálogo para expor os problemas enfrentados pela população - Divulgação

Uma reunião marcou a entrega da pauta dos atingidos por barragens da cidade de Erechim. O encontro, realizado na segunda-feira (17), reuniu a coordenação municipal do Movimento dos Atingidos por Barragens e lideranças de bairros populares da cidade com o prefeito Paulo Alfredo Pólis.

Além destes, estiveram presentes o secretário Paulo Jeremias dos Santos e a secretária-adjunta Aline Prichua, ambos da Secretaria Municipal de Planejamento. Os pontos principais da pauta são os temas da habitação, assistência social e alimentação, saúde e educação.

No tema da habitação, a prefeitura requisitou um relatório detalhado sobre a situação de moradia das famílias, a fim de avançar no processo de regularização fundiária municipal, de reforma de casas, assim como a futura aquisição de terrenos por parte do município em uma parceria com o governo federal no que diz respeito ao Programa Minha Casa Minha Vida.

Nas reivindicações da educação, serão analisados casos de acesso a vagas em escolas levando em consideração o critério do zoneamento, por proximidades dos estudantes com as instituições de ensino básico. Já em relação à assistência social, foi encaminhada a destinação de um montante de cestas básicas como forma de auxílio emergencial para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade que integram os grupos de atingidos.

Além desta reunião, na terça-feira (18), a coordenação do MAB também foi recebido pela secretária-adjunta de Planejamento, Aline Prichua, para dar seguimento aos encaminhamentos deliberados com a prefeitura.

Segundo o movimento, as reuniões foram de grande importância para abrir um canal de diálogo com a prefeitura e secretarias, de forma a expor os problemas enfrentados pela população.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko