Distrito Federal

Serviço

Saiba o que abre e o que fecha no feriado desta sexta (21)

Além do aniversário de Brasília, dia 21 também é feriado nacional de Dia de Tiradentes

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Torre de TV será palco de shows e atividades infantis durante o aniversário de Brasília - Agência Brasília

O dia 21 de abril é marcado pelo feriado nacional do Dia de Tiradentes ou Dia da Inconfidência, em homenagem a Tiradentes que participou ativamente do movimento contra o poder da Coroa portuguesa no Brasil Colonial. No Distrito Federal a data é marcada pelo aniversário de Brasília, que neste ano completa 63 anos.

Por conta disso, saiba o que abre o que fecha e se programe para este feriado: 

Transporte público

Na quinta-feira (20) e no sábado (22), o Metrô-DF informou que o horário de funcionamento será das 5h30 às 23h30. Já na sexta-feira (21) e domingo (23) o horário é de 7h às 21h e entre 19h às 21h somente a Estação Central funcionará para embarque e desembarque com as demais estações abertas somente somente para desembarque.

Já os ônibus circularão na sexta-feira com a tabela horário de domingo e feriado e no restante dos dias circularão em tabela horário normal. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) na sexta-feira haverá reforço nas linhas que têm destino à Rodoviária do Plano Piloto.

Comércio

De acordo com a Fecomércio, açougues, minimercados, floriculturas, óticas, livrarias e papelarias podem abrir as portas, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre a Fecomércio-DF, os sindicatos patronais e o Sindicato dos Comerciários do DF (Sindicom-DF). Bares e restaurantes, assim como supermercados, feiras e drogarias também devem funcionar normalmente no dia 21 de abril.

Bancos

Fecharão na sexta-feira e abrirão na segunda-feira

Saúde

O cronograma de atendimento será divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quinta (20)

Segurança

As 31 delegacias de polícia do DF funcionam em regime de plantão ininterrupto. As duas delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II) também funcionarão 24h.

Shows

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa promove nesta sexta (21) programação gratuita de sexta a domingo na Torre de TV com atividades infantis e shows de artistas como Maiara e Maraisa, Joelma, Fundo de Quintal e outros.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino