Rio Grande do Sul

REPRESENTATIVIDADE

Projeta Mulheres leva arte e representatividade para as ruas do interior gaúcho

Objetivo é destacar o trabalho de mulheres da cena artística do RS; projeto está com chamada aberta para artistas

Porto Alegre |
Projeto irá realizar projeções de foto e vídeo performances em quatro cidades do sul do estado: Pelotas, Rio Grande, Jaguarão e São Lourenço do Sul - Foto: Divulgação

Com o objetivo de destacar o trabalho de mulheres da cena artística do Rio Grande do Sul, o Projeta Mulheres - Projeções na Cidade é uma iniciativa de intervenção urbana que realizará projeções de fotoperformance e videoperformance em quatro cidades do sul do estado. O projeto está com chamada aberta para artistas, dentre as quais serão selecionados 20, que pavimentarão as ruas e a arquitetura das cidades com suas artes.

Priorizando a representatividade e a diversidade das artistas gaúchas, cada artista selecionada receberá um cachê no valor de R$ 400,00 e terá suas obras projetadas nas quatro cidades da região funcional 5 do estado gaúcho: Pelotas, Rio Grande, Jaguarão e São Lourenço do Sul. Além das projeções urbanas, o projeto irá desenvolver uma oficina de foto-performance e vídeo-performance, bem como um bate-papo sobre performance e projeção urbana.

As fotoperformances e as vídeoperformances que serão projetadas no espaço urbano, também ganharão espaço virtual, com uma exposição no site do projeto. A oficina que será desenvolvida pela curadora do projeto, a artista-visual Jéssica Porciúncula (RS), tem como objetivo compartilhar conhecimentos com mulheres interessadas em explorar as linguagens da fotoperformance e da videoperformance.

Já o bate-papo será transmitido ao vivo nas redes sociais e canais do projeto. Contará com a participação de Luciana Ramin (SP), artista da performance que também explora a projeção urbana, criando um espaço possível para discussão de questões importantes relacionadas tanto à linguagem da performance quanto à projeção de imagens no espaço público.

Serão selecionadas 10 fotoperformances e 10 vídeoperformances que, além de serem projetadas nas cidades e expostas virtualmente, ocuparão as redes sociais do projeto com a apresentação de cada uma das artistas contempladas. Este é um projeto que pretende destacar o trabalho de artistas mulheres, valorizando a representatividade e a diversidade na arte e na sociedade, incentivando em especial a participação de artistas negras, indígenas, PCDs, trans, assim como de artistas não-binárias.

Como se inscrever

O edital e formulário de inscrição para a chamada aberta do projeto podem ser acessados pelas artistas interessadas em inscrever seus trabalhos, na página do Instagram @projetamulheres.

Roberta Selva, uma das produtoras do projeto, diz que a expectativa é que o projeto "seja mais um espaço de visibilidade de artistas mulheres e suas produções em fotoperformance e videoperformance no estado, assim como um estímulo à formação/qualificação de artistas nessas linguagens e também na linguagem da projeção urbana. Através das intervenções urbanas em forma de projeção, nas quatro cidades atingidas pelo projeto, o projeto aposta colaborar para a formação de novos públicos, tanto como espectadores de fotoperformance e videoperformance, como de projeções urbanas”.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira