Rio Grande do Sul

DO CAMPO À CIDADE

Agricultura Familiar ganhará novo Centro de Distribuição em Porto Alegre

Espaço localizado próximo à saída da Freeway será também a sede da RedeCoop-RS

Sul 21 |
A Associação da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (RedeCoop-RS) foi lançada em 2017 - Foto: FLD/Divulgação

Nesta sexta-feira (12), às 10h, ocorrerá a inauguração do mais novo Centro de Distribuição da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul, local que será também a sede da RedeCoop-RS. O evento contará com a presença de também representantes do governo estadual, de prefeituras de todo o RS e do governo federal, em especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O endereço da nova casa de logística dos pequenos agricultores gaúchos fica na rua Vitor Valpirio, 795, bairro Anchieta, na cidade de Porto Alegre.

O Centro de Distribuição fica estrategicamente localizado próximo à saída da Freeway e funcionará como armazém para os produtores do interior que tem na RedeCoop e suas cooperativadas uma parceria fundamental no transporte de alimentos para o destino final, que são os consumidores na Capital. O galpão conta com um espaço de 450 metros quadrados.

A Associação da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (RedeCoop-RS) foi lançada em 2017 para viabilizar de forma integrada a logística, diminuir custos e potencializar a qualidade dos serviços e alimentos distribuídos no estado. A rede tinha na época que surgiu 23 cooperativas de 16 municípios do Rio Grande do Sul. Hoje, conta com 52 associadas, está presente em 30 municípios gaúchos e tem mais de 13 mil famílias envolvidas no trabalho cooperativado.

A ideia da RedeCoop é trabalhar de forma integrada para suprir a demanda pela variedade de alimentos, tanto nas compras públicas, quanto em cooperativas de consumidores, feiras, mercados, restaurantes e outras empresas privadas. Um dos focos é atender as exigências da Lei 11.947, que determina que no mínimo 30% do valor destinado à alimentação escolar seja aplicado na compra de alimentos da agricultura familiar.

Edição: Sul 21