Rio Grande do Sul

Racismo Estrutural

Movimento Policiais Antirracistas convida para ato de fundação no sábado (13), em Porto Alegre

Marcando a data do 13 de Maio, lançamento acontece às 10h30, na Esquina Democrática do Centro Histórico

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Movimento fundado por um grupo de policiais civis, militares, penais e rodoviários, afirma que pretende combater as "práticas racistas que estão arraigadas nas instituições" - Reprodução

Está programado para acontecer nesse sábado (13), às 10h30, o ato de lançamento do Movimento dos Policiais Antirracistas, na Esquina Democrática, Centro Histórico de Porto Alegre.

O Movimento, fundado por um grupo de policiais civis, militares, penais e rodoviários, afirma que pretende combater as "práticas racistas que estão arraigadas nas instituições", conforme o manifesto que está disponível nas redes sociais.

"Queremos que a polícia seja uma força promotora de bem-estar e segurança na vida de todas as pessoas, e não um agente causador de maior sofrimento nas periferias do nosso país. Vamos trabalhar para promover a igualdade racial em todas as esferas da sociedade, incluindo as forças de segurança."

No manifesto, os integrantes afirmam que as instituições e gestores do Estado precisam reconhecer a existência do racismo estrutural, bem a adoção de medidas para erradicá-lo.

"Vamos lutar para que as polícias invistam em treinamento e educação antirracista para os policiais, implementem políticas que promovam a igualdade racial e abram um diálogo aberto e honesto sobre o racismo nas polícias e suas implicações nas comunidades periféricas."

Também afirma que os integrantes vão buscar estabelecer relações com o movimento negro e as comunidades, para que a população negra "confie na polícia como uma instituição que as protege e cuida".


Edição: Katia Marko