Rio Grande do Sul

CULTURA DOADORA

Projeto convida para debater o impacto de UTIs desumanizadas na vida de pacientes e familiares

Promovido pela Fundação Ecarta, o painel acontece de forma online nesta quarta-feira (24), às 19h, pelo canal do Youtube

Brasil de Fato | Porto Alegre |
As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) comumente são associadas a leitos em que pacientes são encaminhados quando estão sofrendo riscos de morte - Breno Esaki/Agência Saúde

O Projeto Cultura Doadora promove o painel O impacto de UTIs desumanizadas na vida de pacientes e familiares de forma online nesta quarta-feira (24), às 19h.

Conforme explica a coordenação do projeto, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) comumente são associadas a leitos em que pacientes são encaminhados quando estão sofrendo riscos de morte. Dessa forma, o tratamento humanizado nesses tipos de ambientes, independente da faixa etária, da gravidade ou do diagnóstico, é um fator importante que pode ajudar na melhora do quadro de saúde dos internados, segundo especialistas.

"Ações de humanização têm muita importância não somente no tratamento de pacientes, como também no acolhimento da família, a qual, na maioria das vezes, também precisa de amparo para promover a melhor estadia."

A atividade aborda o quanto as ações de humanização têm importância não somente no tratamento de pacientes, como no acolhimento da família que também precisa de amparo para promover a melhor estadia ao internado.

Participam o cirurgião torácico Spencer Camargo, a médica intensivista Fernanda Bonow, a psicóloga Anelise Fiori, a enfermeira Eliane Regina Pereira do Nascimento e o coordenador do Comitê de Humanização da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), Zilfran Teixeira.

A transmissão acontece pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.


Edição: Katia Marko