Rio Grande do Sul

SEGURANÇA ALIMENTAR

Solenidade comemora os 20 anos do Consea RS nesta quinta-feira (25) na Assembleia Legislativa

Ato terá o anúncio da Estratégia dos Pontos Populares de Alimentação como uma política pública no enfrentamento à fome

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) foi recriado após ter sido extinto pelo governo Bolsonaro - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do Rio Grande do Sul (Consea-RS) convida para o ato de celebração aos 20 anos da entidade, que acontece na próxima quinta-feira (25), a partir das 14h, na Sala de Convergências do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre.

:: Aumento da fome: “A insegurança alimentar é resultado de ações políticas” ::

Além da solenidade do aniversário, será feito o anúncio da Estratégia dos Pontos Populares de Alimentação, que será o reconhecimento das cozinhas comunitárias e populares como parte de uma política pública emergencial no enfrentamento à fome e à sede.

No dia 10 de maio, o Consea-RS foi convidado a apresentar a Estratégia dos Pontos Populares para diversos Ministérios do governo federal em Brasília, "que imediatamente acolheu a proposta com louvores, se comprometendo a estudar a sua implementação", conta o presidente do Consea-RS, Juliano Ferreira de Sá. "No dia seguinte já anunciou o processo de cadastramento das cozinhas solidárias e populares, que foi um dos compromissos do governo assumidos em relação aos Pontos Populares."

Juliano reforça que há interesse tanto do Poder Executivo como do Legislativo em fazer do Estado do Rio Grande do Sul pioneiro em implementar esta estratégia elaborada pelo Consea-RS.


A Estratégia dos Pontos Populares de Alimentação visa retirar da informalidade as iniciativas populares de combate à fome como cozinhas e hortas coletivas / Foto: Carolina Lima

Segundo o presidente do Consea/RS, a Estratégia consiste em retirar da informalidade as iniciativas populares de combate à fome como cozinhas e hortas coletivas, redes de solidariedades, Unidades Territoriais Tradicionais, Casa de Terreiro e outras, possibilitando a chegada de políticas públicas como oferta regular de alimentos, insumos, gás de cozinha e melhorias nas estruturas.

:: No Brasil, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar ::

Atualmente, pela inexistência de registros formais, estes espaços encontram dificuldades em receber recursos de políticas públicas. Além disso, a Estratégia dos Pontos Populares prevê a articulação de cozinhas, por exemplo, com outros serviços como as Unidades de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), entre outros.


Edição: Katia Marko