Rio de Janeiro

ANIVERSÁRIO

Jornal Brasil de Fato RJ completa 10 anos produzindo notícias em formato online e impresso

O veículo de comunicação, que circula desde 1º de maio de 2013, reforça sua responsabilidade em contexto de fake news

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O Rio de Janeiro foi o primeiro a ter jornal em versão tabloide com a marca Brasil de Fato - Foto: Pablo Vergara

O jornal Brasil de Fato RJ completa 10 anos de existência em 2023. O veículo de comunicação pensado para os trabalhadores e trabalhadoras foi distribuído em formato tabloide pela primeira vez no dia 1º de maio de 2013, quando um grupo de militantes de movimentos sociais e organizações políticas realizaram um antigo sonho de criar um jornal popular.

A editora e coordenadora de jornalismo do BdF RJ, Mariana Pitasse, lembra que ao longo destes 10 anos muitas pessoas contribuíram para que o jornal cumprisse o objetivo de noticiar de forma responsável assuntos que fazem parte do cotidiano das pessoas.

“Nós tivemos várias pessoas que passaram pela redação e que fizeram o Brasil de Fato RJ se tornar o que ele é hoje, um jornal de referência e que está aí nas ruas e nas redes. A gente já teve várias composições de equipe e tem uma equipe agora que está há alguns anos trabalhando juntas, que é muito coesa, que se comunica muito bem e que é muito dedicada”, afirma Mariana.

O coordenador político do jornal, Rodrigo Marcelino, ressalta também o compromisso em levar informação de qualidade para a população e o papel fundamental no combate à disseminação de notícias falsas.

“O Brasil de Fato entende que a comunicação, assim como a educação não são neutras. A comunicação reflete o lugar de onde você fala, uma visão de mundo. Nesse sentido, uma comunicação feita sob a ótica dos trabalhadores, uma comunicação popular precisa refletir a leitura, um projeto de sociedade, de mundo desse setor da sociedade. Nós apuramos rigorosamente notícias a partir de uma perspectiva popular para disputar a visão de mundo que bombardeia a classe trabalhadora brasileira”, explica.

Para Mariana, é preocupante que atualmente as fake news venham pautando a sociedade e criando uma atmosfera de desinformação. “A gente está trabalhando de um ponto de vista bastante específico, todo veículo de comunicação trabalha através de um ponto de vista, e no nosso caso a gente trabalha através do ponto de vista das pessoas comuns, dos militantes dos movimentos sociais, das organizações políticas, dos sindicatos, a gente está trabalhando para trazer para as pessoas demandas que são delas próprias”, diz Pitasse.

Momentos marcantes

Rodrigo conta que acompanhou o nascimento do Brasil de Fato RJ e relembra do papel desempenhado pelo jornal a favor do povo ao longo desses dez anos.

“Esse ciclo da luta contra o golpe, contra a prisão do Lula, pela libertação do Lula e pela subida do Lula acompanhado pelos representantes do povo brasileiro recebendo a faixa, isso é para mim um momento particularmente muito emocionante porque marca o esforço da gente de botar jornal na rua, de financiar esse jornal, de manter nossos compromissos em dia e sobretudo sabendo que a derrota do Bolsonaro não é a derrota do bolsonarismo, de continuar a fazer a disputa ideológica dessa sociedade”, finaliza.

Já Mariana destaca que os 10 anos do jornal foram repletos de coberturas marcantes e muitas notícias produzidas.  “A gente tem desde 1º de maio de 2013 até agora 375 edições publicadas do Brasil de Fato do Rio, se a gente pegar uma média de 12 páginas que é o formato que mais durou no jornal e multiplicar por essas 375 edições a gente tem 4500 páginas de jornal impresso distribuídos ao longo desses 10 anos", conta.

Ela relembra de algumas capas do jornal que trouxeram assuntos importantes debatidos na sociedade. "Eu gosto muito que a gente fez especial um ano depois da morte de Marielle, a gente fez uma edição que tem uma capa muito bonita e ela no papel ficou muito melhor do que o que a gente pensou, que é a silhueta da Marielle e a foto de várias mulheres negras que a gente conseguiu captar numa manifestação que teve depois da morte dela”, conta.


Capa do jornal especial sobre Marielle Franco, que foi assassinada em 14 de março de 2018 / Reprodução

Nos últimos 10 anos, o Brasil de Fato RJ tem se reinventado para acompanhar as novas linguagens e continuar dialogando com os trabalhadores fluminenses. Desde 2021,  começou a produzir reportagens em formato audiovisual para o programa Central do Brasil, uma parceria com a rede TVT, as matérias expõem situações, temas e questões sociais que acontecem no estado do Rio, com o objetivo de levar informação de qualidade em nova linguagem para mais trabalhadores.

O veículo também passou a integrar a produção do programa de TV Papo na Laje, em parceria com a TV Comunitária do Rio de Janeiro. O programa reúne jovens em lajes das periferias e das favelas do Rio para debater assuntos relevantes do dia a dia da sociedade e da classe trabalhadora.

Além disso, criou também seu próprio programa nas redes socias: o Minuto BdF RJ, que aborda notícias, temas marcantes do momento, dá dicas de cultura e lazer.

Edição: Mariana Pitasse